O estado de Goiás tem sido palco de uma série de queimadas e incêndios em vegetação nos últimos dias. Apenas neste fim de semana foram registrados 467 casos de incêndios, segundo o Corpo de Bombeiros.
O número já supera todos os registros do mês de setembro de 2023. Durante as ocorrências no fim de semana, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas. Além disso, três foram presas por causas queimadas.
A morte foi registrada no sábado (7), em Portelândia. Uma mulher teria colocado fogo em uma vegetação no quintal, mas as chamas saíram de controle e invadiram uma área de mata.
Na tentativa e conter as chamas, a mulher não resistiu e acabou morrendo. Outras duas pessoas também ficaram feridas no mesmo incêndio.
De acordo com o comandante de Operações de Defesa Civil do CBMGO, coronel Pedro Carlos Borges de Lira, o fim de semana foi atípico, uma vez que não se registrava uma quantidade tão elevada de ocorrências.
“Isso nos preocupa bastante. Nós estamos em um momento de estiagem no Estado de Goiás, no qual se tem muito vento, baixa umidade do ar e temperaturas elevadas. Isso tudo propicia os incêndios florestais”, destacou.
Outro grande incêndio no estado foi registrado na Chapada dos Veadeiros, onde já foram consumidos mais de 10 mil hectares. As chamas começaram na quinta-feira (5) e uma força-tarefa foi montada na região.
Incêndios em Goiás
De janeiro a setembro deste ano, já foram registradas 8.623 ocorrências de incêndio florestal, maior que todo o ano passado, que teve 2.029 queimadas.
Dados do Corpo de Bombeiros apontam que 5.179 dos registros são de incêndios em terrenos baldios, 1.561 em propriedade rural e 1.236 em área verde urbana.
Além disso, 411 das ocorrências foram registradas em estradas e rodovias, 128 em terras devolutas, 126 em unidades de conservação e 4 em terras indígenas.
Como forma de combate, o governador em exercício, Daniel Vilela, sancionou na última sexta-feira (6) uma lei que institui a Política Estadual de Segurança Pública de Prevenção e Combate ao incêndio criminoso, com sanções a quem cometê-los.
Nesta segunda-feira (9), o Corpo de Bombeiros também promoveu uma reunião estratégica com o objetivo de fortalecer as operações de combate a incêndios em vegetação em Goiás.
Foram delineadas ações específicas para otimizar o combate aos focos de incêndio. Entre as ações destacadas está o emprego coordenado do expediente administrativo nos focos de incêndio e a integração dos alunos do Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM) para reforçar o efetivo da Operação Cerrado Vivo.