A nova onda de calor tem afetado diversas cidades no Brasil. Em Goiás, uma situação inusitada foi registrada: um termômetro de rua marcou 47ºC, em Minaçu, no norte de Goiás.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade está entre as que contam com alerta de perigo para as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
Entretanto, apesar do registro no equipamento, esta não foi a temperatura real na região, que chegou na casa dos 39ºC na quinta (5), segundo o Inmet.
A diferença ocorre devido uma série de fatores, como a temperatura do asfalto ou até mesmo o material dos sensores de rua, que é metal. Isso pode resultar em temperaturas mais altas.
Apesar do registro atípico, a cidade não foi a mais quente nesta quinta-feira (6). Aragarças, por exemplo, chegou a registrar 41,4ºC. Outras cidades também registraram altas temperaturas, como Cidade de Goiás (40,2ºC), São Miguel do Araguaia (39,6ºC), Porangatu (38,8°C) e Rio Verde (38,6°C).
A capital do estado, Goiânia, também não ficou de fora da lista e bateu recordes de temperatura e umidade. O termômetro registrou 38,8ºC na quarta (3) e 38,2°C na quinta (5). A umidade do ar chegou a 7% em três dias seguidos.
Recomendações
Em períodos de calor extremo, a população deve seguir algumas recomendações para manter boas condições de saúde, como:
◼️Hidratação: é essencial manter a hidratação, pois o corpo perde mais líquido durante períodos de calor extremo. Em média, a ingestão de oito a dez copos de água por dia.
◼️Evite exposição sol: evitar a exposição ao sol por períodos longos, principalmente nas horas mais quentes do dia, pois o índice de raios ultravioletas, prejudiciais para a pele, é mais alto. Caso vá tomar tomar sol, aplique protetor solar para evitar complicações na pele. Também use boné, chapéu, para evitar as queimaduras que o sol forte pode provocar.
◼️Evite atividades físicas extremas: Reduzir atividades físicas que demandam muito esforço em dias muito quentes é essencial porque pode levar a uma hipotensão, mal-estar, tontura e até desmaio. O ideal é se exercitar em horários alternativos em que as temperaturas estão mais baixas, como à noite ou bem cedo pela manhã.
- Calor, fumaça e baixa umidade: Veja como se proteger nessa época do ano