Um incêndio de grandes proporções atingiu uma mata ao lado de uma universidade nas proximidades da BR-153, em Goiânia, na noite desta quarta-feira (4).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta de 19h20 e três viaturas foram enviadas ao local para auxiliar no combate às chamas.
As chamas atingiram a região de mata, onde há um bambuzal, ao lado do estacionamento da universidade. Os professores e estudantes precisaram sair rapidamente para fazer a retirada dos veículos.
Conforme os bombeiros, quando as equipes chegaram ao local encontraram chamas altas em uma propriedade de difícil acesso com terreno acidentado e vegetação muito seca.
“O combate foi realizado com uma linha de mangueira para proteger os bens da propriedade, e, após a extinção das chamas, foram realizados monitoramento e rescaldo para prevenir novos focos de incêndio.”, destacou a corporação.
Ver essa foto no Instagram
O Corpo de Bombeiros ainda informou que a área do incêndio já havia sido atingida anteriormente, sendo que as chamas recomeçaram.
Ainda não há informações das causas, mas há suspeitas de incêndio criminoso. Não há registros de feridos.
Com incêndios, Goiânia fica encoberta por fumaça
Nesta semana, outros incêndios de grandes proporções foram registrados em diversas regiões do estado. Um deles atingiu o Parque Estadual Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. A área queimada é a maior em cinco anos.
O local é uma área de Proteção Ambiental protegida por lei e abriga a nascente do Córrego das Lajes, responsável por abastecer cerca de 40 bairros de Aparecida de Goiânia.
Outro foi registrado na GO-174, entre Rio Verde e Montividiu, na região sudoeste de Goiás. As chamas consumiram mais de 280 hectares. As chamas atingiram a rede elétrica e deixou ao menos 50 consumidores sem energia.
Por causa da quantidade de ocorrências de queimadas, Goiânia voltou a ficar encoberta por fumaça nesta semana, causando, inclusive, a suspensão de aulas em algumas unidades de ensino em Goiânia.
Além dos danos ambientais, a fuligem e a fumaça também podem causar danos à saúde. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), o uso de máscaras do tipo “cirúrgica”, panos, lenços ou bandanas pode reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas).