O sistema BRT Norte-Sul começa a funcionar neste sábado (31) em Goiânia e Região Metropolitana. Neste primeiro momento, 60 ônibus vão operar cinco linhas.
O serviço entra em operação nove anos e quatro meses após o início das obras, registrada em abril de 2015. A previsão era que o sistema fosse entregue em 2017, mas foi paralisado duas vezes ao longo dos quase 10 anos.
Apesar de entrar em funcionamento, a inauguração oficial está prevista para a próxima sexta-feira (6), pois há possibilidade da presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, consequentemente, redução no tempo de deslocamento durante as viagens.
Linhas do BRT de Goiânia
As cinco linhas exclusivas vão atravessar Goiânia de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Parque Atheneu, passando por terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque.
Além disso, também estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia. As cinco linhas exclusivas do BRT Norte-Sul são:
- NS 1: T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia;
- NS 2: T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia – Semi-expresso;
- NS 3: Atheneu – T. Paulo Garcia;
- NS 4: T. Recanto do Bosque – Praça Cívica;
- NS 5: T. Recanto do Bosque – T. Paulo Garcia.
O BRT Norte-Sul começa a funcionar a partir das 4h25, no Terminal Veiga Jardim, e encerra às 01h21 da manhã, também no Terminal Veiga Jardim.
O valor da tarifa para o BRT Norte-Sul é o mesmo das demais linhas do transporte público: R$ 4,30. O pagamento pode ser feito pelo Bilhete Único da Sitpass ou por um Sitpass Eventual, que pode ser emitido nas máquinas de autoatendimento ou nas Bilheterias dos Terminais.
Além disso, também é possível fazer o pagamento por meio de cartão de crédito ou débito por aproximação no validador.
As regras de integração entre linhas não mudam no BRT Norte-Sul, ou seja, é possível fazer até 4 integrações com qualquer linha dentro de um intervalo de 2h30, pagando uma única tarifa.
A previsão que o BRT faça 1,2 milhão de viagens por mês, reduzindo o tempo de trajeto entre 30% a 40%, em comparação com o transporte tradicional.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, em horários de pico, os ônibus sairão dos terminais com intervalos entre 3 e 10 minutos.