Goiânia amanheceu encoberta por uma nuvem de fumaça neste domingo (25), devido ao avanço de uma frente fria ocorrida de sábado para domingo que mudou o fluxo de ventos no país.
Conforme André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o fenômeno se dá por conta do fluxo de ventos que espalhou as fumaças das queimadas que estão ocorrendo no Norte do país e também em Goiás.
Nuvem de fumaça
O meteorologista ainda justificou que esse fluxo de ventos, além de transportar a umidade do ar, está transportando a fumaça das queimadas que têm ocorrido no país, inclusive no Centro-Oeste e em Goiás.
Sendo assim, a expectativa é que Goiânia fique encoberta pela fumaça por até dois ou três dias, melhorando de forma gradual.
“Quando está chovendo, é formada uma zona de convergência, que é um fluxo que vai lá na Cordilheiras, bate e volta para a região central do Brasil. Esse fluxo continua. Só que ele está transportando, além de umidade, fumaça, onde está seco”, explicou.
Por sua vez, o Corpo de Bombeiros ressaltou, na manhã deste domingo, que não há nenhum incêndio em vegetação de grande vulto em andamento na região metropolitana de Goiânia.
Com a nuvem e fumaça, a previsão do tempo para este domingo (25) em Goiânia, de acordo com o Cimehgo, era da entrada de um ar frio de origem polar, com queda na umidade do ar.
O gerente André Amorim acrescentou que a capital amanheceu a 10ºC e que a temperatura máxima não deve passar de 30°C.