O surto de diarreia aguda que atinge o estado de Goiás foi registrado em escolas da capital, em Goiânia, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
Já foram confirmados mais de 60 casos em três unidades escolares. Até o momento, não foi possível identificar a causa da doença.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-GO, as amostras já estão em processo de análise.
A coordenadora do órgão, Grécia Pessoni, destacou que os casos não têm relação entre si, pois foram identificados em diferentes unidades. Todos estão sendo monitorados.
Os registros foram feitos em uma escola privada de ensino infantil, pública de ensino infantil e uma pública para jovens e adolescentes.
A superintendente em Vigilância e Saúde, Flúvia Amorim, afirma que é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos e procurem um médico assim que os primeiros sintomas forem registrados, evitando levar o estudante doente para a creche ou escola.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) afirmou que os casos não estão relacionados à rede pública estadual, pois há surto em diferentes cidades do estado. (Veja a íntegra no fim do texto)
Surto de diarreia aguda em Goiás
Os casos de diarreia aguda começaram a ser registrados em junho deste ano. Até o momento, 16 municípios já contam com casos confirmados.
No total, já são 3.041 notificações. Campos Belos é a cidade com a maior quantidade de casos, mas, conforme a pasta, já apresenta queda de 30,4% nas notificações.
A principal suspeita é de contaminação da água e por rotavírus. A secretaria monitora os casos da doença e realiza ações de controle do surto.
“Nas investigações que fizemos nós identificamos, nas amostras das pessoas doentes e de água, vírus e bactérias. Em alguns casos foram encontrados rotavírus, que é comum nessa época do ano, bactérias da água, então podem estar acontecendo os dois tipos de contaminação”, disse Flúvia.
Veja a lista de cidades com casos confirmados:
- Campos Belos
- Cavalcante
- Monte Alegre de Goiás
- São Miguel do Araguaia
- Nova Crixás
- Aruanã
- Britânia
- Cachoeira Alta
- Goiatuba
- Caturaí
- Caldas Novas
- Porangatu
- Goiânia
- Inhumas
- Trindade
- Firminópolis
Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO)
“Em atenção à solicitação de informações sobre o surto de diarreia em vários municípios do Estado de Goiás, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) esclarece:
Não há qualquer ligação entre o surto de diarreia e unidades escolares da rede pública estadual de ensino;
A Seduc/GO ressalta que o surto de diarreia está ocorrendo em várias e diferentes localidades e os casos notificados já estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES);
Nesse sentido, as unidades escolares estão sendo orientadas a reforçar a hidratação dos estudantes e a seguir as indicações e determinações da SES.”