As eleições de 2024 prometem ser um marco na história política de Goiânia, com um cenário altamente acirrado.
Com candidatos fortes e propostas distintas, a corrida eleitoral está a todo vapor, com questões que afetam diretamente os cidadãos goianienses.
Neste ambiente competitivo, vamos explorar os principais candidatos e suas propostas para a capital goiana.
Tudo sobre Vanderlan Cardoso
- Nome: Vanderlan Vieira Cardoso (PSD)
- Nascimento: 15 de novembro de 1962 (61 anos)
- Naturalidade: Iporá (GO)
- Profissão: Empresário
- Base eleitoral: Goiânia
- Coligação: Goiânia que queremos! (PSD/PP)
Histórico
◼️Vanderlan iniciou sua carreira empresarial em Boa Vista, Roraima, onde abriu um açougue e, posteriormente, um supermercado.
◼️Com o sucesso dos empreendimentos, ele e sua esposa decidiram se mudar para Brasília, onde fundaram a Cardoso Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, conhecida pela marca de salgadinhos Micos.
◼️Em 1996, instalou em Senador Canedo a Cicopal – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. Em 2021 instalou a terceira indústria do grupo, a Snacks Produtos Alimentícios Ltda, que fabrica salgadinhos e bebidas diversas, no Pará.
◼️Vanderlan entrou na política como prefeito de Senador Canedo, Goiás. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Em 2010 e 2014 tentou ser governador de Goiás, mas não foi eleito. Em 2016 disputou a Prefeitura de Goiânia, porém também não foi eleito.
◼️Em 2018 se candidatou ao Senado pelo PP e foi eleito. Em 2020 voltou a disputar a prefeitura de Goiânia, porém perdeu o pleito no 2º turno para Maguito Vilela.
◼️Vanderlan é o segundo candidato à Prefeitura de Goiânia com maior patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somando mais de 26 milhões.
Principais propostas
◼️Saúde
Em seu plano de governo, Vanderlan aponta que pretende Ampliar a cobertura da estratégia de saúde da família para 100% em áreas prioritárias e cobertura de 100% de atenção básica no município de Goiânia. Além disso, também quer ampliar a cobertura de saúde bucal e implantar horário expandido de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em áreas que necessitem de atendimento.
Vanderlan ainda prevê a criação do Programa Sorriso na Escola com os serviços de triagem odontológica, limpeza, aplicação de flúor, restauração e ortodontia.
◼️Educação
Vanderlan pretende fazer gestão orçamentária participativa e inclusiva na educação e investir na infraestrutura e na tecnologia da rede municipal de educação.
Além disso, afirma que vai garantir que todas as crianças tenham acesso à educação infantil e fundamental I (anos iniciais) de excelência.
Em seu projeto, detalha que quer investir na remuneração dos professores e dos cuidadores da rede municipal e na segurança nas escolas, com o apoio da Guarda Municipal de
educação.
◼️Infraestrutura
Entre as ações para infraestrutura, Vanderlan quer implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico, alinhado com o Plano Nacional de Saneamento Básico, além de executar as ações do Plano Diretor de Drenagem Urbana para minimizar
inundações, alagamentos, erosões e assoreamento dos cursos d’água em Goiânia.
Vanderlan ainda prevê revitalizar e ampliar as Unidades de Conservação (parques) em regiões carentes e revitalizar o projeto do Parque do Rio Meia Ponte. O candidato ainda quer introduzir o Programa IPTU Verde para incentivar práticas sustentáveis.
Em seu plano de governo, Vanderlan ainda destaca que quer trabalhar para mitigar o déficit habitacional através de um planejamento urbano integrado, que considere não apenas a construção de casas, mas também a infraestrutura necessária para que essas comunidades prosperem.
◼️Segurança
Para a área de segurança pública, o candidato destaca que pretende realizar ações voltadas a fortalecer a segurança permanente nas escolas, trânsito, locais de grande circulação de pessoas e veículos, terminais de ônibus, shows e eventos.
Vanderlan ainda destaca a criação do Centro Digital de Resposta e Cidadania que buscará cooperação pública
e privada para o compartilhamento de informações. Além disso, também aponta a implantação de Centrais Únicas de Atendimento ao Cidadão nas delegacias de polícia, com 27
serviços municipais de posturas, meio ambiente, trânsito e assistência social em um único local.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia