Goiânia e as cidades da Região Metropolitana passam a contar com 60 novos ônibus no transporte coletivo. Os veículos foram entregues nesta terça-feira (20).
De acordo com o Governo de Goiás, são 10 veículos elétricos e 50 movidos a diesel, que vão operar no sistema BRT. Eles ainda são equipados com ar-condicionado e altamente tecnológicos.
A entrega faz parte de uma das etapas de execução da Nova Rede Metropolitana do Transporte Coletivo (Nova RMTC). No total, serão reformadas 19 estações do Eixo Anhanguera e de terminais; trocadas de cerca de 7 mil pontos de ônibus; além da renovação de frota, com quase 1,2 mil veículos.
Até 2026, será investido R$ 1,7 bilhão no projeto, que conta com a parceria das prefeituras de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade – por meio do subsídio à tarifa do transporte – e contrapartida do consórcio das empresas que operam o sistema.
Novos ônibus no transporte coletivo
De acordo com o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, a frota entra em operação a partir de setembro. Os ônibus movidos a combustão seguem os padrões Euro 6, que são as normas europeias para controle de emissão de poluentes.
Os dez ônibus elétricos, fabricados pela Eletra, e os 50 outros veículos da Volkswagen, estão em conformidade com padrões nacionais e internacionais tanto para operação no transporte quanto em termos de sustentabilidade, focando na melhoria da qualidade do ar e eficiência energética.
Os veículos possuem uma velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. Os modelos elétricos podem transportar até 94 passageiros, sendo 54 em pé e 40 sentados, enquanto os demais têm capacidade para 103 pessoas, com 38 sentadas e 65 em pé.
Todos os ônibus estão equipados com climatização, piso antiderrapante, bloqueadores de portas, tomadas USB para carregar dispositivos móveis, e campainha sem fio. Além disso, são mais silenciosos e possuem sistemas de monitoramento em tempo real, câmeras internas (CFTV), e avisos sonoros de próxima parada.
Ficha técnica dos veículos
Ônibus elétrico
- Modelo Millennium Elétrico
- Chassi Scania K 6X2 4-LE Low Entry
- 15 metros de comprimento
- Atende aos rigorosos padrões BRT/BRS
- Motor elétrico
- Freio com regeneração para baterias tipo Kers
- Velocidade máxima de 60km/hora
- Autonomia de 240km
- Suspensão pneumática integral
- Baterias de tração tipo LiFePo
- Voltagem de baterias 515/672
- Sistema de tração voltagem mínima 450 e máxima 750
- Carregador de baterias auxiliares – 24V de 27,5-DC/100ª
- Sistema elétrico – 2×12/150ah
- Sistema de sonorização
Ônibus à combustão
- Modelo Caio Apache Vip V
- Chassi 22.260 Euro 6 da Volkswagen
- 12 metros de comprimento
- Atende aos rigorosos padrões BRT/BRS
- Motor D08 36
- Potência máxima de 260 cv (191 kW) a 2.200 rpm
- Torque máximo de 950 Nm entre 1.000 e 1.800 rpm
- Peso bruto de 22 toneladas
- Transmissão manual modelo 6S 1010BO de seis marchas
- Suspensão pneumática
- Atende às normas Proconve P-8/Euro 6
- Equipados com sistema de ar-condicionado da marca Arco
- Janelas com vidros colados na cor fumê
- Lixeiras
- Suportes pega mão nos balaústres horizontais
- Assoalho revestido com plástico antiderrapante
- Bloqueador de portas
- Campainha via wireless
- Tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis
- Câmeras internas de monitoramento
- Itinerários eletrônicos na cor âmbar
- Capacidade de 65 passageiros em pé e 38 sentados
- Elevador semiautomático para pessoas com deficiência (PcD)
- Poltronas reservadas para pessoas com mobilidade reduzida e PcD
- Sistema de sonorização