Depois de um período de frio intenso, o país se prepara para o retorno de uma onda de calor que deve atingir diversas regiões, inclusive Goiás.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a temperatura deve subir cerca de cinco graus acima da média no estado.
O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir do sábado (17), já com temperaturas mais altas, permanecendo ao menos até segunda-feira (19). A máxima pode chegar a 38ºC em algumas cidades do estado. Em Goiânia, a máxima deve ser de 35ºC.
O alerta emitido pelo Inmet no estado é amarelo, que indica menor grau de severidade, porém ainda com “situação meteorológica potencialmente perigosa”, devido aos riscos para a saúde. Se o calor intenso permanecer, novos alertas podem ser emitidos, com grau de severidade maior.
Baixa umidade e impactos na saúde
A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal da umidade do ar deve estar entre 50% e 70%. Entretanto, um alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta que pode chegar a 14% neste fim de semana.
O tempo seco, associado à baixa umidade relativa do ar, pode dificultar a respiração e exigir maior cuidado com a hidratação.
- Área Azul Digital em Goiânia: Veja o passo a passo para adquirir o bilhete
Cidades de Goiás mais afetadas com a onda de calor
- Aruanã: 38ºC
- Cachoeira Alta: 37ºC
- Serranópolis: 37ºC
- Caçu: 36ºC
- Jataí: 36ºC
- Mineiros: 36ºC
- Portelândia: 36ºC
- Santa Rita do Araguaia: 36ºC
- Chapadão do Céu: 35ºC
- Itarumã: 35ºC
- Lagoa Santa: 35ºC
- Paranaiguara: 35ºC
- São Simão: 35ºC
- Itajá: 35ºC
- Goiânia: 35ºC