Um avião da Voepass que partiu de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, com destino a Guarulhos, precisou fazer um pouso técnico na noite desta quinta-feira (15), em Uberlândia (MG).
A aeronave estava com 38 passageiros a bordo, de Rio Verde e Piracanjuba, e teve que fazer um desvio na rota depois que declarou uma emergência por “questões técnicas”.
O voo 2211 da Voepass partiu de Rio Verde às 18h03 com destino a Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e tinha uma previsão de viagem de 1h54. No entanto, a aeronave pousou em Uberlândia após apenas 1h11 de voo.
Segundo informações da Aena Brasil, o voo PTB-2211 declarou emergência às 18h54 e aterrissou em Uberlândia às 19h14. Todos os passageiros desembarcaram em segurança, sem necessidade de atendimento médico.
Em entrevista à TV Anhanguera, um dos passageiros que estava no voo contou que eles foram avisados que precisariam pousar em Uberlândia, mas não disseram o motivo. O passageiro detalhou que tudo aconteceu enquanto as comissárias serviam lanches.
“As aeromoças começaram a servir os lanches, mas imediatamente elas já correram, guardaram esses lanches e nos informaram que precisávamos fazer um pouso de emergência, mas eles não informaram o motivo para nós”.
De acordo com a companhia aérea, a aeronave fez um pouso após identificarem um problema com questões técnicas, mas que pousou com todos os sistemas operacionais funcionando.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que a ocorrência não configura pane, mas “por precaução, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)”
ANAC intensifica monitoramento na Voepass
Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), a Anac discutiu com a Voepass as medidas que precisam ser implementadas para garantir a normalidade das operações após o acidente ocorrido em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto. O incidente com o voo que saiu de Rio Verde também foi discutido.
Após priorizar a assistência às famílias das vítimas, a Anac deu início a uma operação assistida para assegurar que os serviços da Voepass sejam mantidos em condições adequadas.
“O gerenciamento da segurança na aviação civil é uma atividade contínua, realizada de forma constante pelos órgãos que compõem o sistema de aviação brasileiro. Por sua vez, os operadores aéreos, entre eles a Voepass, têm que enviar constantemente dados de desempenho de sua frota à Anac, o que inclui eventuais interrupções mecânicas, indisponibilidades de aeronave ou dificuldades em serviço.”, informou em comunicado.
Diante do recente acidente e considerando os fatores humanos, a Anac afirmou que considera essencial intensificar a vigilância e o monitoramento dos serviços da Voepass, estabelecendo parâmetros para evitar anormalidades nas operações.
Acidente com avião da Voepss em Vinhedo
A Voepass entrou no radar após acidente no último dia 9 de agosto, quando um avião com 62 pessoas caiu 3em Vinhedo, São Paulo. A aeronave fez um pouso de emergência em Rio Verde um dia antes da queda.
A aeronave despencou de uma altura de 4 mil metros, durante aproximadamente um minuto. O avião caiu e explodiu uma uma área residencial. Todos que estavam a bordo morreram.
Ainda não há informações sobre o que causou o acidente. O caso continua sendo investigado pelas autoridades.
Ver essa foto no Instagram