Câmeras de monitoramento filmaram um avião ‘desgovernado’ no Aeródromo Nacional de Aviação, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira (14).
As imagens mostram o avião andando sozinho na pista e só parou após bater na porta de um galpão. (Assista o vídeo abaixo)
Entenda como aconteceu o acidente no aeródromo de Goiânia
De acordo com o Aeródromo Nacional de Aviação, o incidente aconteceu depois que o avião se desprendeu do reboque. Um mecânico estava dentro da aeronave e não se feriu.
No vídeo de uma câmera de monitoramento, é possível ver o bimotor descendo uma das pistas, cruzando um canteiro de terra e chegando a outra pista.
Em outro vídeo, gravado por um homem que estava no local, é possível ver o momento que a aeronave bate no portão de um galpão de um hangar. Algumas pessoas também foram filmadas correndo atrás da aeronave para tentar pará-la.
Ver essa foto no Instagram
- Área Azul Digital em Goiânia: Veja o passo a passo para adquirir o bilhete
Uma das asas e a parte frontal do avião, conhecida como nariz, ficaram danificadas após o acidente, que aconteceu após a aeronave ser deixada sem o calço necessário para permanecer parada.
O avião
O avião é o modelo Embraer Xingu EMB-121, que tem capacidade de transportar até oito passageiros.
Segundo a Empresa Brasileira de Aeronaves (Embraer), o modelo começou a ser desenvolvido na década de 1970, para atender o mercado de transporte executivo. Ela foi a primeira aeronave pressurizada construído e projetado no Brasil.
Íntegra da nota
“Na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, por volta das 8h22, uma aeronave que estava sendo rebocada, se desprendeu e atingiu o portão de um hangar no Aeródromo Nacional de Avião (ANA), sem maiores danos.
A administração do ANA informa que um mecânico estava a bordo da aeronave, mas não se feriu. O Aeródromo reforça seu compromisso com segurança operacional, mantendo todos os seus sistemas e apoio operacionais.”