Goiás registrou o melhor desempenho do país no ensino médio, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, principal indicador de qualidade da educação básica brasileira.
As escolas estaduais do estado alcançaram a média de 4,8, a maior já registrada para o ensino médio público do país.
O estado também ficou entre as três únicas unidades da federação que atingiram a meta do Ideb, junto com Pernambuco e Piauí.
O Ideb 2023 foi elaborado a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado durante o mês de outubro do ano passado. O resultado divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
Ideb 2023
Em 2023, Goiás, Pernambuco e Piauí foram os únicos estados que atingiram ou superaram as metas de aprendizado condicional para o ensino médio. Segundo o MEC, as médias que eram previstas para 2021 foram repetidas, uma vez que o Ideb não foi renovado.
Goiás e Piauí conseguiram, em 2023, ultrapassar as metas condicionais estabelecidas para dois anos antes, que eram de 4,7 e 4,1, respectivamente. Já Pernambuco alcançou uma média equivalente à meta prevista, de 4,5.
Goiás liderou o ranking do ensino médio, seguido por Espírito Santo e Paraná, ambos com um Ideb de 4,7. No Ideb de 2021, o Paraná havia ocupado o primeiro lugar nessa etapa.
A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou que o resultado é fruto de muito trabalho, especialmente diante do enfrentamento da pandemia de Covid-19.
“Se não tivesse acontecido essa pandemia, os resultados já teriam passado a nota média que era de 5 pontos. Nós estávamos em 4,7 em 2020. Quando veio a pandemia, tudo caiu. Houve um esforço muito grande para recuperar. Hoje eu posso dizer que Goiás recuperou essa pena em três anos”, disse.
Outro destaque foi a rede estadual do Pará, que avançou da penúltima posição entre os estados para o 6º melhor resultado em apenas dois anos. O Ideb das escolas estaduais paraenses no ensino médio subiu de 3 para 4,3 – um resultado superior ao de São Paulo, por exemplo.
Por outro lado, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Sergipe, Paraíba, Roraima e Rio de Janeiro tiveram uma piora na avaliação.
Outros dados
De acordo com informações divulgadas pelo MEC, Goiás obteve 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), superando em 0,1 ponto a meta estipulada para o estado em 2021. Além disso, o estado também alcançou a meta de 5,5 pontos nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º).
É importante ressaltar que os 4,8 pontos referem-se ao ensino médio da rede estadual. Além dessa categoria, o Ideb também divulgou a pontuação total, incluindo o ensino médio tradicional e o médio integrado à educação profissional, ambos com 4,8 pontos. Os dados específicos da rede particular não foram divulgados.
- Área Azul Digital em Goiânia: Veja o passo a passo para adquirir o bilhete
Entenda o Ideb
O Ideb, criado pelo Inep em 2007, tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado no Brasil e estabelecer metas para melhorar o ensino.
Esse indicador é calculado para cada escola, município e estado, além de apresentar médias em nível nacional. Ele é composto por dois elementos principais:
- O desempenho dos alunos nas provas de matemática e português no Sistema de Avaliação da Educação Básica(Saeb), realizadas a cada dois anos.
- As taxas de aprovação escolar.
A partir desses dois componentes, é calculado um índice que varia de 0 a 10.