Os moradores de Arapoema, cidade localizada no norte do Tocantins, foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira (14) por uma forte ventania seguida de chuvas, um fenômeno atípico para esta época do ano. A cidade, situada no Vale do Araguaia, faz parte da Amazônia Legal tocantinense.
As previsões indicavam uma probabilidade de chuva de 52%, com uma precipitação estimada em 10% e ventos que poderiam alcançar até 10 km/h. As condições climáticas começaram a se confirmar no início da tarde.
Chuva fora de época no Norte do Tocantins
Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), as chuvas em agosto não são comuns, embora possam ocorrer.
“É importante esclarecer a diferença entre climatologia e o tempo presente. Embora não tenhamos visto chuvas significativas neste mês nos últimos anos, algumas regiões do centro-norte do Brasil e todo o estado do Tocantins estão apresentando precipitações. Essas chuvas são bem-vindas, especialmente após as altas temperaturas registradas recentemente”, afirmou Cabral.
O fenômeno que gerou essa instabilidade em agosto foi um sistema frontal que se originou nas regiões sul e sudeste, provocando uma queda nas temperaturas.
“Esse sistema se deslocou para o oceano e está estacionário no sul da Bahia, perturbando a atmosfera do Brasil central, que normalmente é afetada por um cinturão de pressão que impede a entrada de umidade”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
O meteorologista também destacou que, nos últimos cinco dias, a umidade relativa do ar na região variou entre 10% e 12%, valores considerados muito baixos do indicado. Nesse contexto, a divisão climática entre o centro-norte, que está recebendo chuvas, e o centro-sul, que enfrenta altas temperaturas e baixa umidade, se torna evidente.
Em caso de chuvas intensas, a recomendação é evitar áreas de risco, como encostas e regiões suscetíveis a alagamentos. No último final de semana, o município de Araguatins, no Bico do Papagaio, também enfrentou a fúria da natureza com uma chuva forte e inesperada.
Chuva forte causa estragos em Araguatins
No dia último 10, os ventos intensos causaram estragos em Araguatins, derrubando barracas de praia e árvores. Imagens compartilhadas em redes sociais mostraram os danos provocados pelo temporal, incluindo alagamentos em várias partes da cidade.
Na praia da Ponta, estruturas montadas para os banhistas foram destruídas, enquanto a orla e a praça tiveram seus telhados danificados. O volume de água gerou pequenos alagamentos nas vias, e em algumas áreas, árvores foram arrancadas pela força do vento.