As eleições de 2024 prometem ser um marco na história política de Goiânia, com um cenário altamente acirrado.
Com candidatos fortes e propostas distintas, a corrida eleitoral está a todo vapor, com questões que afetam diretamente os cidadãos goianienses.
Neste ambiente competitivo, vamos explorar os principais candidatos e suas propostas para a capital goiana.
Tudo sobre Adriana Accorsi
- Nome: Adriana Accorsi (PT)
- Nascimento: 17 de março de 1973 (51 anos)
- Naturalidade: Itapuranga – Goiás
- Profissão: Delegada da Polícia Civil do Estado de Goiás
- Formação: Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Base eleitoral: Goiânia
- Coligação: Pra cuidar de Goiânia (PT, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSOL, PSB e PMB)
Histórico
◼️ Adriana Accorsi, deputada estadual e ex-delegada de polícia, é uma figura influente na política de Goiás. Nascida em um ambiente politicamente ativo, participou das campanhas de seu pai, Darci Accorsi.
◼️ Após ser aprovada em concurso público, ingressou na Polícia Civil em 2000, ocupando várias Delegacias Gerais no interior do estado.
◼️ Promovida em 2003 à Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, liderou investigações importantes, incluindo casos de pedofilia e exploração sexual.
◼️ Em 2011, tornou-se Superintendente de Direitos Humanos na SSP-GO, investigando grupos de extermínio, e depois, Delegada Geral da Polícia Civil, a primeira mulher nesse posto.
◼️ Em 2013, dirigiu a Secretaria Municipal de Defesa Social. Eleita deputada estadual em 2014, defende os direitos das mulheres e combate à violência.
Principais propostas
◼️ Saúde
A candidata a prefeita Adriana Accorsi disse que vai fazer a saúde pública de Goiânia voltar a ser uma referência. Além de convocar os trabalhadores concursados, ela afirma que vai criar um centro de especialidades para funcionar em cada região da cidade, enquanto são construídas as policlínicas, uma política pública do governo federal, que não foi realizada pela atual gestão.
◼️ Segurança
A proposta de ação direta de Accorsi inclui soluções tecnológicas e de inteligência, como o videomonitoramento, que serão usadas para a segurança pública, no trânsito e na prevenção de crimes ambientais.
Visa ainda uma parceria da Guarda Civil Metropolitana com as Polícias Civil e Militar e inclui a segurança comunitária nos bairros, em contato direto com os conselhos de segurança comunitária, escola, conselho tutelar da região, comerciantes e população; a ressocialização dos jovens infratores com políticas de acolhimento, ensino profissionalizante, apoio às famílias desses jovens, entre outras.
Accorsi também defende uma proposta que envolva aspectos indiretos como a iluminação pública de qualidade, cultura para o Centro e regiões, além de acabar com os matagais e locais abandonados, que servem para a prática de crimes. Políticas de prevenção à criminalidade para a juventude, e de prevenção à violência contra as mulheres também fazem parte do projeto de segurança municipal.
◼️ Políticas públicas para mulheres
Adriana Accorsi detalha que tem delineadas 56 propostas de políticas públicas para as mulheres, que inclui prevenção à violência contra as mulheres em várias situações como em casa, no trabalho, na rua, no transporte público. Ainda indica a criação de um centro de referência com psicóloga, advogada, sistema social e de acolhimento para atender as mulheres.
Na área de educação e saúde, entende que, além de garantir vagas nos CMEIs, é preciso diminuir os índices de mortalidade materna e infantil e resolver a crise das maternidades.
Na área de emprego e renda, Accorsi detalha que pretende incentivar a qualificação profissional de mulheres e criar linhas de crédito exclusivas no Banco do Povo, que será recriado em sua gestão. Ela também vai fomentar o cooperativismo e a economia solidária.
◼️ Transporte Coletivo
Adriana Accorsi diz que vai lutar para melhorar o transporte público sem aumentar tarifa na região metropolitana.
Ela detalha que a qualidade do serviço precisa ser aprimorada, com maior oferta de viagens, redução do tempo de espera, ampliação da rede de corredores exclusivos e intensificação de ações para garantir a segurança dos usuários.
◼️ Outras áreas
O Plano de Governo de Accorsi também sinaliza intervenções em parte das crises emergenciais na educação infantil, na gestão dos equipamentos de saúde, Comurg, coleta e gestão de resíduos sólidos, drenagem pluvial, alagamentos, enchentes e assistência social.
Veja aqui todas as propostas de Adriana Accorsi.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia