Em sua última participação nas Olímpiadas de Paris 2024, Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo na manhã desta segunda-feira (5).
Esta é a sexta medalha da ginasta em Jogos Olímpicos. Desta forma, ela se torna a maior medalhista de Olimpíadas do Brasil. Ela superou Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco.
No solo, Rebeca somou 14.166, chegando ao lugar mais alto do pódio. Simone Biles ficou em segundo, com a prata, com pontuação de 14.133. O terceiro lugar também é do Estados Unidos, com Jordan Chiles que somou 13.766.
No pódio, em um gesto de reconhecimento, Biles e Chiles reverenciaram Rebeca Andrade no primeiro lugar. A disputa entre Biles e Andrade foi o grande destaque da modalidade feminina neste ano.
Como foi a prova que Rebeca Andrade conquistou ouro em Paris
A italiana Manila Esposito abriu a final de solo, mas sofreu uma queda logo no início da série, recebendo apenas 12,133.
Em seguida, foi a vez de Rebeca Andrade. A brasileira animou a torcida na Arena Bercy e executou sua última apresentação nas Olimpíadas de Paris 2024 sem falhas. Com uma alta nota de execução (8,266), Rebeca assumiu a liderança com uma pontuação total de 14.166, pressionando as outras sete ginastas.
A delegação brasileira entrou com um recurso para aumentar a nota de Rebeca, mas ele foi negado. A banca não considerou que Rebeca completou um giro de 720º, que vale 0,2 pontos, o mesmo que já havia ocorrido na final do individual geral. Para validar o giro, a ginasta precisa retornar ao ponto de início, e a banca considerou que Rebeca não o fez, finalizando o giro antes.
QUEBRA TUDO, MAMI! REBECA ANDRADE SENDO MARAVILHOSA COMO SEMPRE! 💖💖💖💖 #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/wZtGnWbh3O
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 5, 2024
Outras ginastas se apresentaram em seguida, mas a primeira a chegar perto de Rebeca Andrade foi a romena Ana Barbosu. Com uma alta nota de execução (8,000), ela obteve 13.700 e assumiu temporariamente a segunda colocação. A medalhista de ouro na trave, a italiana Alice D’Amato, cometeu um erro ao pisar fora do tablado, alcançando 13.600.
Simone Biles foi a segunda a encostar em Rebeca, mas não o suficiente para passar. Após uma queda na trave, Biles enfrentou dificuldades no solo. A norte-americana pisou fora do tablado com os dois pés em duas ocasiões, perdendo 0,6 pontos na nota final. Por uma diferença de 0,033, ela não superou Rebeca Andrade.
Na disputa por traves, Rebeca e Simone ficaram fora do pódio, em quarto e quinto lugares, respectivamente.