O bispo auxiliar Dom Dilmo Franco de Campos, de 52 anos, morreu após sofrer um ataque cardíaco na quinta-feira (1º) em Anápolis, a cerca de 55 km de Goiânia.
De acordo com a Diocese de Anápolis, Dom Dilmo estava auxiliando o bispo titular, Dom João Wilk, desde o dia 1º de fevereiro de 2020.
O velório e as cerimônias fúnebres serão realizadas na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira (2). A primeira Santa Missa foi celebrada às 7h, seguida de outras celebrações às 9h, 12h e 15h. A última Santa Missa na Catedral Diocesana de Anápolis ocorrerá às 18h.
Em seguida, o corpo será levado para a Catedral Imaculada Conceição, em Formosa, onde as celebrações continuarão. No sábado (3), às 16h, o bispo de Formosa, Dom Adair José Guimarães, oficiará a última Missa de corpo presente, seguida pelo sepultamento na própria Catedral de Formosa.
Homenagens
Em nota, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lamentou a morte do bispo e desejou condolência aos familiares.
“Neste momento de dor, rogamos a Deus por consolo aos familiares. Que o legado de força e determinação conforte o coração de todos. Deixamos nossos sinceros sentimentos.”
Já a Diocese de Anápolis disse que “manifesta suas mais sinceras condolências e pede orações pela alma de Dom Dilmo, assim como por sua família e por todos que foram tocados por seu ministério”.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também emitiu uma nota de pesar, desejando condolência ao Dom João Wilk e aos familiares.
“Queremos expressar nossa unidade através da oração, ao caro irmão, aos familiares, amigos e a todo povo de Deus presente nessa Igreja Particular. Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para ele a luz divina.
Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Dilmo cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo nos Seminários Propedêutico Santa Cruz e Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.
Somos gratos também pelo seu pastoreio junto à Pastoral Familiar na diocese de Anápolis e no Regional Centro-Oeste da CNBB.
Nossa oração nos consola com a certeza assegurada pelo próprio Cristo que, como expresso em seu lema episcopal, nos une em seu amor e nos assegura a vida eterna (João 6:40).”
Trajetória do Bispo auxiliar Dom Dilmo Franco
Dom Dilmo Franco de Campos, nascido em Formosa no dia 5 de março de 1972, iniciou sua jornada religiosa ao ingressar no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia em Formosa, no dia 6 de agosto de 1990. Posteriormente, no dia 4 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), onde estudou Filosofia e Teologia até 1997.
Foi ordenado diácono em 30 de novembro de 1996 e recebeu a ordenação sacerdotal em 10 de janeiro de 1998. Durante seu ministério, serviu como pároco da paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos (GO), e administrador paroquial da paróquia de São João Batista, em Divinópolis (GO), além de ter sido administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Flores de Goiás.
Nos anos de 2003 e 2004, obteve o mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e em 2005, realizou uma experiência missionária na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Londres, Inglaterra.
Entre 2006 e 2007, atuou como formador e professor no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia (GO). Retornando a Formosa, foi nomeado pároco da Catedral Imaculada Conceição, onde permaneceu de 2008 a 2015.
Em 2016, mudou-se para Goiânia, onde foi designado Reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney. Em outubro de 2018, assumiu a presidência da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do regional Centro-Oeste da CNBB.
Na diocese de Formosa, exerceu várias funções, incluindo assistente eclesiástico da Pastoral Familiar, membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores, coordenador e professor do curso superior de teologia para leigos e ecônomo da diocese.
Nos últimos quatro anos, Dom Dilmo atuou como reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, na Arquidiocese de Goiânia, e também lecionou teologia na PUC/GO, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz, em Goiânia.
Em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco atendeu ao pedido de Dom João Wilk e nomeou Pe. Dilmo Campos como bispo titular de Ita e auxiliar de Anápolis.
Dom Dilmo foi ordenado em 25 de janeiro de 2020, com Dom João Wilk como sagrante principal, acompanhado por Dom Adair José Guimarães, Bispo de Formosa, e Dom Waldemar Passini, Bispo de Luziânia. Ele foi apresentado à Diocese de Anápolis em 1º de fevereiro de 2020 e desde então auxilia Dom João na condução pastoral.