O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) produziu um vídeo para demonstrar que o teste do bafômetro pode dar positivo após o consumo de pão.
A comprovação foi feita após viralizar a informação que o pão de forma contêm alto teor alcoólico, podendo afetar o etilômetro.
Uma pesquisa foi publicada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) sobre a quantidade de álcool na composição dos pães de forma.
Segundo ela, algumas marcas usam muitos conservantes diluídos em álcool para manter o alimento sem mofo. Uma das marcas apresentou índice 1,17% a 0,66%.
Leia a pesquisa.
Teste do bafômetro pode dar positivo após comer pão
No teste feito pelo Detran foram usadas duas marcas de pães de forma, uma que contém álcool na composição e outra que não tem.
No vídeo, uma mulher foi reprovada no bafômetro após consumir duas fatias de pão de forma da marca Visconti. O resultado do elitômetro deu 0,12 mg/l. A margem de erro é de até 0,04 mg/litro de ar.
Na sequência, um homem come outra marca, a Pullman, e assopra o bafômetro, cujo resultado é 0,0 mg/litro de ar.
Ver essa foto no Instagram
Em nota, a Visconti afirmou que adota padrões rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. (Veja a íntegra no final do conteúdo)
Três minutos
O Detran-GO explicou ainda que, três minutos após comer o pão de forma que tem álcool na composição, a mulher assoprou novamente o bafômetro e o resultado foi zerado.
De acordo com o órgão, o álcool não vai para os pulmões e logo é liberado pelo organismo.
Conforme explicado pela médica nutróloga, Thais Aquino, o álcool é uma substância comum em alimentos e medicamentos. Ele pode ser adicionado ou oriundo da fermentação natural. Porém, a quantidade é insignificante, por isso, não aparece mais no bafômetro depois de três minutos.
Ver essa foto no Instagram
Nota da Visconti:
“A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento.
A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.”