Um médico veterinário e o Centro de Zoonoses de Goiânia estão sendo investigados por sacrificar animais saudáveis em Goiânia.
Segundo a Polícia Civil, dois cães foram sacrificados sem justificativa legal em maio deste ano.
Animais saudáveis
Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do veterinário e na Diretoria de Vigilância em Zoonoses de Goiânia nessa terça-feira (2). Conforme a delegada Simelli Lemes, responsável pelo caso, um dos cães sacrificados foi levado ao centro pela própria tutora, que pediu a eutanásia após ser mordida.
“São duas eutanásias que a gente tem conhecimento que ocorreram no dia 9 de maio deste ano. Uma delas, foi de um animal com a tutora, que chegou alegando que tinha sido mordida, concordou com a eutanásia e isso foi feito no mesmo dia, o que está em desacordo com a legislação, é proibido e considerado crime de maus-tratos”, explicou a delegada.
A delegada ainda disse que no segundo caso, um animal foi recolhido da rua pelo centro para ficar em observação após ter mordido uma pessoa na rua.
“Também foi eutanasiado no mesmo dia em que chegou no centro de zoonoses” afirmou Simelli Lemes.
Com a investigação, a Polícia Civil apreendeu documentos, medicamentos e objetos que devem auxiliar na investigação do crime e apontar se houveram outras práticas criminosas.
A investigação ainda apontou indícios de desfalque parcial no livro oficial do órgão, o que revela a encoberta dos crimes. Já o médico veterinário pode responder pelo crime de maus-tratos a animais e se condenado, pode receber pena de até cinco anos de prisão.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as eutanásias são realizadas seguindo a lei, e que, são executadas apenas nos casos de males, doenças graves ou doenças infectocontagiosas que coloquem em risco a saúde humana. Informou ainda que os profissionais seguem recomendações técnicas previstas em resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Até o momento, o Portal Dia não conseguiu localizar a defesa do veterinário. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.