A cidade de Trindade, localizada na Região Metropolitana de Goiânia, é conhecida também como a Capital da Fé de Goiás e é um dos principais destinos de turismo religioso no Brasil.
A Romaria do Divino Pai Eterno é realizada há mais de 180 anos e atrai milhões de turistas de diversas localidades do Brasil e do mundo.
Além do turismo religioso, Trindade conta com outros atrativos, que misturam também cultura e tradição. Pensando nisso, o Portal Dia listou alguns pontos que valem a pena conhecer na cidade.
- Festa de Trindade: Veja a programação de missas, novenas e shows da Romaria 2024
Pontos de peregrinação em Trindade
Santuário Basílica
O Santuário Basílica é um dos pontos de peregrinação mais visitados na cidade. Esta é a única Basílica no mundo dedicada a Devoção do Divino Pai Eterno. No local, os devotos podem visitar a Capela do Santíssimo Sacramento, onde fica exposto o Corpo de Jesus, na Hóstia Consagrada.
Grandes celebrações da Romaria do Divino Pai Eterno, concentrando uma multidão de fiéis, são realizadas na praça do Santuário.
Sala dos Milagres
No morro do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno também fica a Sala dos Milagres, que abriga grande acervo de objetos deixados por fiéis em agradecimento às bençãos recebidas.
Entre os objetos estão muletas, gessos, pinturas, artesanatos, fotografias, roupas, móveis, eletrônicos, animais empalhados, instrumentos musicais e outros.
Além disso, o local guarda em exposição alguns objetos de uso pessoal do cantor Leandro, irmão de Leonardo, como violão, roupas, sapatos e chapéu, que retratam a carreira e luta do artista contra o câncer.
No mesmo espaço, ao lado dos pertences do tio, estão as roupas usadas por Pedro Leonardo, que sofreu um acidente de carro quando voltava de um show em Uberlândia (MG).
A Sala dos Milagres recebe milhares de visitantes durante todo o ano, que se intensifica durante a romaria.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes também está localizada na Praça do Santuário Basílica. Ela conta com uma pequena cascata e se tornou um local muito procurado pelos devotos para oração.
Dentro da gruta há uma escultura da Nossa Senhora de Lourdes e um velário, onde os fiéis acendem suas velas em ritual dedicado a seus objetos de devoção. Além disso, há um espaço onde os fiéis amarram fitas e fazem pedidos.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz foi inaugurada em 1912 como primeiro Santuário do Divino Pai Eterno e se tornou ponto histórico de Trindade. O local também é popularmente conhecido como Santuário Velho, sede da Paróquia do Divino Pai Eterno.
Em 2012, o Santuário Matriz completou 100 anos de inauguração, com uma estrutura em estilo colonial. Por ter tido sua originalidade mantida, a igreja centenária se tornou ponto chave na preservação da história e da fé.
À frente da igreja está localizada a Praça da Matriz, uma das mais importantes da cidade.
Em 2013, o local foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio estadual e nacional.
Igreja do Santíssimo Redentor
Conhecida também como Igreja do Padre Pelágio, a Igreja do Santíssimo Redentor também está entre os pontos de peregrinação em Trindade. Nela estão os restos mortais do missionário Pe. Pelágio Sauter.
O padre chegou ao Brasil em 1909 e dedicou sua vida a prestar serviços religiosos aos mais abandonados do sertão de Goiás. Ele é visto pelos devotos como “O Apóstolo de Goiás”. Além disso, o padre era considerado pelos fiéis como portador de um dom da Cura.
Via-Sacra
A Via-Sacra também está entre os principais pontos visitados pelos romeiros. Durante todo o ano, especialmente durante a Romaria do Divino Pai Eterno. Ela é composta por 14 estações que representam os últimos momentos de Cristo.
Os painéis, de autoria do artista plástico Omar Souto, fica ao longo da GO-060, conhecida como a Rodovia dos Romeiros, e lembram a crucificação e morte de Jesus.
Novo Santuário
Os fiéis poderão contar com um Novo Santuário, que acolherá cerca de 13 mil pessoas na parte interna. Na parte externa, a obra deve abrigar cerca de 300 mil pessoas.
A edificação ainda está em construção, mas já recebe visitas guiadas de romeiros. A obra é um projeto de comunhão e evangelização que carrega em sua estrutura a materialização da devoção ao Pai.