Os quatro turistas que desapareceram após entrarem em uma caverna no Parque Estadual Terra Ronca, no município de São Domingos, foram encontrados após algumas horas de busca.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, eles foram localizados com vida e sem ferimentos. Eles foram identificados como Alípio Serra Neto, de 62 anos; Victor Gabriel Alves e Silva, de 24 anos; Danilo Maia Barcelos e Gustavo Pereira Leite.
O desaparecimento ocorreu no último domingo (30), depois que o grupo entrou na caverna por volta de 14h da tarde. Ao anoitecer, sem notícias dos homens, uma das acompanhantes do grupo solicitou apoio às autoridades. O último contato deles com a família tinha sido às 22h30.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o grupo entrou no local sozinho, sem a presença de guias locais e portando apenas celular para iluminação.
Além dos bombeiros e equipes da Semad, também auxiliaram nas buscas o ICMBio, guias, brigada comunitária e moradores da região.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Posse, Salathyel Gomes, o grupo informou que os celulares ficaram sem bateria e eles se desorientaram no interior da gruta. Todos foram encontrados próximo ao rio com bom estado de saúde. Um deles falou sobre a importância de um guia.
“É importante vir com um condutor, mesmo as pessoas que acham que tem experiência. Se não conhecerem muito bem a mata, se não conhecerem o lugar, não vão [sozinhos], porque vai dar errado. Passamos apuro de noite, passamos frio. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse.
Parque Terra Ronca
O Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) foi criado em 1989 e delimitado em 1996. Este parque abriga mais de 200 cavernas, tornando-se um dos conjuntos espeleológicos mais significativos da América do Sul.
Entre essas cavernas, destacam-se três das dez maiores do Brasil, incluindo uma que possui o quinto maior portal do país. Além disso, o parque preserva uma rica biodiversidade, com espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, além de rios, cachoeiras e locais ecológicos de grande valor turístico.