Durante os dez dias da festa de Trindade, o transporte coletivo terá funcionamento especial para atender os fiéis que planejam ir à cidade prestar devoção ao Divino Pai Eterno.
A linha 112 do Eixo Anhanguera, que liga as cidades de Goiânia a Trindade por meio dos Terminal Padre Pelágio e Terminal Trindade, funcionará 24h .
A medida foi anunciada pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). No total, serão ofertadas cerca de 1.520 viagens durante o período do evento.
“Objetivo proporcionar mais qualidade aos clientes que vão participar da Romaria.”, informou a companhia.
Para aqueles que saírem do Terminal Padre Pelágio, em Goiânia, a plataforma F será utilizada para o embarque em direção a Trindade. No Terminal Trindade, o embarque será feito na plataforma A.
Todos os terminais e plataformas por onde passam as linhas para a festa estarão devidamente sinalizados para garantir visibilidade e segurança aos usuários do transporte coletivo.
- Mais sobre a Romaria: Painéis na Rodovia dos Romeiros destacam devoção ao Divino Pai Eterno
Além disso, haverá profissionais treinados e capacitados para fornecer informações e esclarecimentos sobre a operação do transporte público durante todo o período da festa.
É importante destacar que os pontos 6044, 4046 e 3511, situados na Avenida Raimundo de Aquino (sentido Trindade para Goiânia), estarão desativados durante o período da festividade devido ao intenso fluxo de veículos e pedestres na região.
Haverá também uma linha especial que ligará Goianira a Trindade. A linha 363 funcionará nos dias 29 e 30 de junho e nos dias 06 e 07 de julho, passando pelas rodovias GO-070 e 469.
Outras ações na festa de Trindade
Entre os dias 28 de junho e 7 de julho, o Governo de Goiás oferecerá serviços de apoio à Romaria, que vão desde o aprimoramento do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) até operações relacionadas à segurança e instalação de painéis informativos ao longo do trajeto.
Durante a festa, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) de Trindade, instalado no KM 10 da GO-060, vai funcionar 24 horas por dias, oferecendo lanches, espaços de descanso, capela para orações, banheiros, telão com transmissão das celebrações da Basílica, atendimentos de primeiros-socorros, massagens, ambulância de plantão e cuidados de saúde, como aferição de pressão arterial.
A estimativa é que mais de 400 mil fiéis sejam atendidos no CAR durante os 10 dias da Romaria. O novo espaço tem conexão wi-fi gratuita e um número maior de banheiros.
O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) também está à disposição para o atendimento a romeiros, com o pronto-socorro funcionando 24 horas por dia.
- Mais sobre a Romaria: Veja a programação de missas, novenas e shows
O policiamento também será intensificado durante toda a festividade religiosa e uma semana após o término. A “Operação Romaria” é coordenada pelo 16º Comando Regional da PM e conta com atuação de mais de 200 equipes de unidades especializadas (Rotam, Bope, Graer, Giro, Choque, Bepe, Cavalaria, COD e Batalhões de Trânsito, Rural e Ambiental).
Já a Polícia Civil, por meio da 16ª DRP, executará a “Operação Romaria Segura 2024”, com três frentes de atuação: presença de agentes nos pontos de aglomeração de romeiros para atendimentos e registros de ocorrências; reforço na Central de Flagrante e Pronto Atendimento ao Cidadão de Trindade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), por meio do 15º Batalhão Bombeiro Militar, também atuará com 800 militares, com a “Operação Romaria do Divino Pai Eterno”, focando na intensificação das ações preventivas.