O 57º Festival de Parintins, considerada a maior festa folclórica no coração da selva amazônica, terá início nesta sexta-feira (28).
A festa, com seus carros alegóricos e uma variedade de cores, retrata lendas vividas pelos caboclos, indígenas e ribeirinhos que habitam as florestas.
A imensa arena bumbódromo, onde os enormes carros alegóricos se apresentam, lembra o carnaval do Rio de Janeiro, mas a disputa fica por conta de dois bois: Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho).
O Festival de Parintins deste ano acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. A expectativa é que o número de turistas seja o maior de todos os tempos.
Festival de Parintins
A festa começou em 1913 e é uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que ganhou particularidades próprias no Amazonas. O folclore retrata a história do boi que morre após a retirada de sua língua como prova de amor, sendo ressuscitado pelo pajé, originando assim a grandiosa festa.
Na avaliação dos organizadores, o Festival Folclórico de Parintins é considerado maior do que o Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, devido à complexidade das alegorias e ao seu tamanho imponente, além dos movimentos coreografados.
Além disso, segundo Gustavo de Araújo Sampaio, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Parintins tem exportado tecnologia artística para todo o Brasil.
“Essa festa é de extrema importância econômica, pois impulsiona o turismo no estado, mas também valoriza e preserva a identidade de um povo”, ressaltou o presidente.
Ele lembrou ainda que, embora haja rivalidade entre as torcidas, não há conflitos no bumbódromo. São desafios verbais divertidos que mexem com a emoção da população.
Arquitetura
Localizado a 369 quilômetros de Manaus, o município de Parintins é o palco das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que protagonizam o maior festival folclórico do mundo.
A cidade, onde tudo é azul e vermelho, encontra harmonia em prol da cultura e do turismo no Amazonas. As cores estão presentes na arquitetura da cidade, nos espaços públicos, nas casas dos fãs dos bois, em hotéis, restaurantes e nas vitrines das lojas.
O lado azul, conhecido como reduto do Caprichoso, inclui bairros da cidade onde está localizado o curral Zeca Xibelão. Já o lado vermelho, conhecido como Baixa do São José, é onde está situado o curral Lindolfo Monteverde, no complexo Cidade Garantido.
Nos currais, os visitantes podem acompanhar os eventos e ensaios de cada boi e aproveitar uma prévia da magia do festival. No município, também existem pontos neutros em comum, onde estão localizados os principais atrativos turísticos da cidade, como a Praça Digital, com bares e restaurantes que oferecem uma culinária espetacular.
Além disso, o Mercado Municipal proporciona uma vista magnífica do rio Amazonas e oferece um ótimo lanche amazonense, como o x-caboquinho. O Porto da cidade também é um local de destaque.
Outros pontos turísticos muito visitados na ilha são a famosa igreja Sagrado Coração, que fica no lado azul do município, e a praça da igreja São Benedito, localizada no lado dos apaixonados pelo Garantido.