Foi inaugurado neste sábado (22), um trecho de 50 km de pavimentação asfáltica no deserto do Jalapão, região sudeste do Tocantins.
O trecho da TO-247, que liga o município ao entroncamento com a TO-130, teve um investimento de R$ 50 milhões.
A entrega da obra tem gerado expectativa quanto ao aumento do fluxo de turistas na região. No entanto, as operadoras de turismo estão cautelosas, pois a grande demanda pode colocar em risco áreas sensíveis aos atrativos inseridos no meio ambiente, que podem sofrer degradação devido à quantidade de pessoas.
Ainda neste sábado (22), às 14h, o governador Wanderlei Barbosa assinará cinco ordens de serviço que autorizam a execução de pavimentação de trechos rodoviários e construção de pontes.
As obras representam um investimento do Governo do Tocantins de cerca de R$ 250 milhões. As assinaturas ocorrerão no Centro de Convenções e Eventos Antônio Pereira Pugas.
Turismo no Jalapão
A pavimentação que está sendo entregue, na verdade, não chega aos atrativos e nem mesmo às cidades, o que dificulta a circulação de carros e transporte turístico.
Entretanto, traz benefícios à população, como a diminuição do tempo de deslocamento, o que é de grande valor para serviços de emergência, saúde e transporte de mantimentos. Além disso, pode ajudar a reduzir os custos relacionados às estradas.
De acordo com Daniel Bezerra, empresário do setor de turismo, existem dois pontos de vista interessantes para nossa operação. Por um lado, a pavimentação facilita muito, desde a manutenção dos veículos até a redução do tempo de viagem de carro. Por outro lado, há certa estranheza o futuro do Jalapão quando se fala principalmente em asfalto.