O novo Mapa do Turismo 2024 de Goiás passa a contar com 86 municípios, distribuídos em 12 regiões turísticas. No total, quatro cidades conseguiram entrar para o mapa.
Por outro lado, 13 municípios saíram do mapa, pois não cumpriram os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo.
Na lista das cidades retiradas do mapa estão: Bonfinópolis, Santa Cruz de Goiás, Goiandira, Novo Gama, Aurilândia, Damianópolis, Divinópolis, Nova Roma, Buriti de Goiás, Jaraguá, Mossâmedes, Mundo Novo e Teresina de Goiás.
Já na lista das cidades que entraram figuram Anhanguera, menor município de Goiás, com cerca de mil habitantes, e reconhecido pela festa do limão taiti; Catalão, com o turismo de negócios consolidado e as tradicionais Congadas; Cidade Ocidental, reconhecida pela gastronomia com base no doce de marmelo, patrimônio cultural e imaterial de Goiás; e Campinorte, banhado pelo Lago Serra da Mesa.
- Caldas Country 2024: Confira atrações confirmadas e como comprar ingressos
Com isso, Goiás conta com 12 regiões turísticas, sendo: Ouro, Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Pegadas no Cerrado, Terra Ronca, Serra da Mesa e Vale do Araguaia.
Para conferir todos os municípios goianos integrantes do mapa basta clicar aqui e fazer o filtro.
Mapa do Turismo 2024
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo, destinada a delinear as áreas prioritárias para o desenvolvimento das políticas públicas pelo Ministério do Turismo.
O mapeamento oferece uma visão abrangente do potencial turístico no Brasil, facilitando uma gestão mais eficiente e a distribuição adequada de recursos.
Para que um município seja incluído ou permaneça no Mapa, é necessário que a administração municipal envie documentos comprovando a existência de um órgão ou entidade responsável pelo turismo; que haja uma dotação específica para o turismo na lei orçamentária anual; que exista um Conselho Municipal de Turismo ativo; e que o município participe de uma Instância de Governança Regional.
As informações fornecidas pelos municípios são validadas pela Goiás Turismo e homologadas pelo Ministério do Turismo. Os gestores municipais podem acessar e obter o certificado de adesão através do site do Turismo.
- Águas termais e turismo: Conheça a cidade goiana que tem mais imóveis que moradores