Goiânia registrou o dia mais seco do país nessa terça-feira (18), conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na ocasião, a umidade relativa do ar alcançou 18% na capital goiana, já que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.
Dia mais seco do país
Devido a situação, o Inmet mantém o alerta amarelo para todo o estado de Goiás, pois a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20%. Somente nessa terça-feira (18), os termômetros registraram 31,1° C em Goiânia.
De acordo com os dados do Inmet, esse foi o quinto dia mais quente do mês de junho, ficando atrás dos 31,8°C registrados nos dias 11 e 13; dos 31,4°C do dia 15 e dos 31,2°C dos dias 5 e 8 de junho.
O Inmet ainda apontou que na região Centro-Oeste, o período seco já teve seu início a partir do mês de maio e nas últimas semanas tem-se observado chuva abaixo da média em grande parte da região.
Já o inverno inicia às 17h51 desta quinta-feira (20) e a previsão é de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região do Brasil Central, com tendência de diminuir a umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.
Além disso, o Inmet ainda apontou que as temperaturas tendem a apresentar-se acima da média, por conta da permanência de massas de ar seco e quente.