Um festival repleto de música, dança e principalmente comida tradicional, é o que marca o mês de junho na cidade de Nova Veneza, na capital italiana de Goiás.
Neste ano, a cidade sedia o 18º Festival Italiano que deve atrair aproximadamente 120 mil turistas.
Festival Italiano de Nova Veneza
A cidade de Nova Veneza possui 9.481 habitantes com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Devido ao festival receber 120 mil visitantes por ano, o número de turistas que visitam a cidade nos quatro dias de evento é quase 12 vezes maior do que o de moradores.
Desse total, pelo menos um terço trabalha no Festival. Conforme a prefeitura da cidade, o ganho das famílias envolvidas nesta época do ano, equivale a um 14°salário, o que é responsável por movimentar a economia local mesmo depois do final do festival.
A história de Nova Veneza inicia ainda nos anos de 1912 quando uma família de imigrantes italianos se mudou para a região.
Os “Stival” vieram de uma província localizada na região de Veneto, na Itália, como forma de buscar melhores condições de trabalho e de vida.
Na ocasião, a família comprou uma propriedade rural e se instalou na região. Após doze anos, o patriarca João Estival dividiu parte de suas terras em lotes e ofereceu a lavradores, comerciantes e demais profissionais que tivessem interesse em ficar no local.
Desde então, o loteamento dos terrenos foi registrado em cartório no dia 5 de junho de 1924, motivo em que o Festival Italiano inicia anualmente nessa data.
Para quem deseja conhecer a cidade e as inúmeras comidas tradicionais, o evento irá acontecer até esse domingo (9).