Duas cidades do estado de Goiás registraram a manhã mais fria no ano nesta quarta-feira (29). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Chapadão do Céu registrou 10°C e Jataí 11,9°C.
Conforme o Cimehgo, as temperaturas caíram devido uma frente fria de origem polar que avançou sob o estado. Com isso, algumas cidades apresentaram melhora na umidade relativa do ar devido as pancadas de chuvas isoladas provocadas pela frente fria, mas mesmo assim o estado ainda permanece em estado de atenção por registrar umidade abaixo de 30%.
“Nós tivemos o enfraquecimento do bloqueio atmosférico no estado de Goiás, a massa de ar seca e quente enfraqueceu, mas não perdeu sua função de manter o tempo mais estável. Ao mesmo tempo, o ar frio de origem polar avançou, provocando quedas nas temperaturas”, explicou André Amorim.
Manhã mais fria do ano
A previsão ainda aponta que as temperaturas devem permanecer mais baixas no sudoeste do estado durante o feriado de Corpus Christi, que será nesta quinta-feira (30). Já em Goiânia, as temperaturas durante esse feriado podem chegar a 29°C
Devido a baixa umidade típica do outono em Goiás, grande parte do estado também está sob alerta de risco de queimadas.
Segundo André Amorim, a estimativa é que no final de semana as temperaturas voltem aos padrões que estavam antes da chegada do avanço do ar frio de origem polar.
Veja as temperaturas mínimas registrada nesta quarta (29):
- Alto Paraíso – 13,2ºC
- Catalão – 15,7ºC
- Cristalina – 15,1ºC
- Goiânia – 16ºC
- Cidade de Goiás – 18,5ºC
- Jataí – 11,9°C
- Luziânia – 15,7ºC
- Mineiros – 12;8ºC
- Pires do Rio – 15,7°C
- Porangatu – 19,8°C
- Rio Verde – 12,5°C
- Chapadão do Céu – 10ºC