O município de Rio Quente, no sul de Goiás, é a única cidade goiana onde há mais imóveis que moradores registrados, conforme dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade é conhecida por suas águas termais, sendo movimentada especialmente pelo turismo. Desta forma, milhares de pessoas passam pelo município por ano.
Cidade goiana que tem mais imóveis que moradores
De acordo com o IBGE, Rio Quente possui 3.864 pessoas, enquanto o número de domicílios é de 4.122, ou seja, 258 imóveis de diferença.
A cidade é a 18ª do ranking dos municípios brasileiros que contam com mais imóveis que residentes. No primeiro lugar da lista aparece o município de Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul, que tem 7.823 imóveis a mais que habitantes.
Com diversos atrativos, a cidade recebe cerca de 3,5 milhões de turistas por ano, sendo que mais de 1,5 milhão tem como destino o Hot Parque, eleito um dos melhores parques do mundo em 2023.
- Hotéis em Rio Quente: Opções confortáveis para aproveitar
Conforme o último Censo Hoteleiro da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), de 2019, a cidade ainda atrai turistas que estão em busca de opções de lazer, negócios e saúde.
Rio Quente é famoso especialmente por abrigar a maior estância de águas termais do mundo. Estudo da Goiás Turismo aponta que as águas termais se originam em um lençol freático profundo. A água da chuva penetra no solo, passa por fissuras nas rochas e, aos poucos, se aquece. Nas nascentes da região, essas águas podem alcançar temperaturas de até 38°C.
Os dados ainda detalham que as nascentes de águas termais de Rio Quente e arredores possuem uma vazão constante de 6.228.000 litros por hora, totalizando mais de 149 milhões de litros de água quente diariamente.
- Parques em Caldas Novas: Lugares que garantem diversão
Além disso, Rio Quente contribui com mais de R$ 12,1 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os cofres públicos, representando 17,2% do total arrecadado pelo estado.
Esse desempenho econômico coloca o município na categoria A, conforme a classificação do Ministério do Turismo, destacando-se entre os municípios com melhor desempenho no setor turístico.