A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como Paralisia Infantil, começa nesta segunda-feira (27), e tem previsão de encerramento em 14 de junho.
A imunização faz parte das estratégias para reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil, que encontra-se erradicada no país desde 1994.
Em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para o poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vacinação contra a Poliomielite
A campanha de vacinação tem o dia “D” programado para 8 de maio. Cerca de 900 postos de vacinação serão instalados em todos os municípios para atender esse público, das 8h às 17h.
O objetivo é imunizar pelo menos 95% das crianças de 1 a 5 anos contra a poliomielite, totalizando 426.917 crianças (de um total de 474.353 no estado).
As crianças com menos de 12 meses serão vacinadas conforme a situação vacinal encontrada, utilizando a VIP para o esquema primário. Já as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP, desde que já tenham recebido as três doses da VIP. Em Goiás, foram distribuídas 360 mil doses da vacina oral contra a poliomielite (VOP).
A campanha é crucial neste momento, pois o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses de reforço da vacina oral contra a poliomielite (VOP) por uma dose de reforço com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP). A partir do segundo semestre de 2024, o esquema vacinal e o reforço serão exclusivamente com a VIP.
- Enem dos Concursos: Governo define nova data para aplicação do concurso unificado
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma irreversível e pode levar a morte.