O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta sexta-feira (24), para possibilidade de queda de temperatura entre 3ºC e 5ºC nos próximos dias.
Em Goiás, o alerta é válido para mais de 20 cidades e a região sul do estado está entre as mais afetadas, onde as temperaturas podem chegar aos 14ºC.
Conforme a previsão, nas regiões leste, sudoeste e central os termômetros também podem marcar 14ºC. Já as regiões oeste e norte, podem ter mínima de 21ºC.
Na capital do estado, a mínima deve cair até 15ºC e a máxima chegar aos 32ºC. No interior, a temperatura pode ser ainda mais baixa, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), como em Jataí (14ºC), Ipameri (14ºC), Caldas Novas (14ºC) e Rio Verde (15ºC).
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, as temperaturas mais baixas devem ser sentidas no início da manhã e durante a madrugada, porém aumentam à tarde, podendo chegar a casa dos 36ºC.
Cidades que podem ser mais afetadas com a queda de temperatura
- Aparecida do Rio Doce
- Aporé
- Cachoeira Alta
- Caçu
- Caiapônia
- Chapadão do Céu
- Doverlândia
- Itajá
- Itarumã
- Jataí
- Lagoa Santa
- Mineiros
- Montividiu
- Paranaiguara
- Perolândia
- Portelândia
- Quirinópolis
- Rio Verde
- Santa Helena de Goiás
- Santa Rita do Araguaia
- Serranópolis
Goiás está em nível de atenção devido tempo seco
Goiás está em nível de atenção devido a baixa umidade relativa do ar. Segundo o Cimehgo, o mês de maio neste ano está mais seco que o mesmo período do ano passado.
A umidade relativa do ar está variando entre 25% e 85%. Entretanto, a umidade ideal para a saúde dos humanos deve estar entre 50% e 60%, segundo o Ministério da Saúde (MS).