Palmas, a capital do estado do Tocantins, completa 35 anos de criação nesta segunda-feira (20). Desde a sua instalação, a cidade passou por transformações em seu conjunto arquitetônico e paisagismo.
Apesar de ser uma cidade planejada, nos últimos dez anos, Palmas tem passado por um crescimento vertical significativo.
No entanto, ainda existe um grande vazio urbano que dificulta a logística dos moradores e impacta nos custos de transporte, mesmo para aqueles que possuem veículos próprios.
Os setores de serviços, construção civil e funcionalismo público são as áreas que oferecem a maior quantidade de empregos em Palmas. Além disso, a cidade se destaca no agronegócio e está entre os maiores produtores de soja do estado.
Para celebrar o crescimento e amadurecimento da capital, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) está revisando e elaborando um novo Código de Posturas.
O objetivo é atualizar o código atual, que foi espelhado em outro município, e adequá-lo às necessidades do dia a dia dos palmenses.
O projeto para o novo código já passou por audiências públicas em todas as regiões de Palmas e está em fase final de tramitação na Casa Civil.
Ato cívico-militar
As comemorações dos 35 anos da capital serão marcadas por um ato cívico-militar protagonizado por cerca de 2 mil alunos representantes de sete unidades escolares da rede municipal de ensino.
O desfile, que resgatará a história cultural da cidade e suas regiões, será realizado na Avenida Teotônio Segurado, em frente à Praça do Bosque, região central, a partir das 17h.
Além dos estudantes das escolas municipais, aproximadamente 600 alunos da rede estadual de ensino, outros grupos também participarão do desfile, como a Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, Desbravadores, Ordem Demoley, fiscais de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), equipes de Posturas e Obras da Sedusr, e corporações como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Metropolitana de Palmas.
DJ Alok em Palmas
Para celebrar o aniversário, o DJ Alok se apresentou neste domingo (19) na cidade. A festividade também foi marcada por artistas regionais como DJ Mateus Peres, Keythe Araújo, Projeto 1+1 e Melissa Lima.
“Os 35 anos de Palmas são motivos de celebração e uma oportunidade para reconhecer o progresso alcançado e o potencial de crescimento futuro da cidade. Parabéns a Palmas e a todos os palmenses”, disse a prefeita.