Quase 60 policiais voluntários de Goiás foram enviados ao Rio Grande do Sul para reforçar o trabalho de garantia da ordem pública e ajuda humanitária nas regiões afetadas pelas enchentes.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17), durante o lançamento da Operação “Brasil É Um Só”, realizado em evento na Praça Cívica, em Goiânia.
Policiais voluntários de Goiás
Ao todo, 47 policiais militares e 12 policiais penais vão integrar os trabalhos no estado, onde também já estão equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Foram acionadas unidades especializadas da Polícia Militar (PMGO), como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão Ambiental, o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), além do Comando de Operações de Divisas (COD) e da Polícia Penal.
Também são enviados dois caminhões cedidos pelo Comando de Apoio Logístico e Cavalaria com doações de itens essenciais, como alimentos, material de higiene, medicamentos, colchões, cobertores e outros produtos. Todo o envio deve chegar a cerca de 800 toneladas.
As doações nos pontos organizados pelo Governo de Goiás podem ser feitas até o 22 de maio. O Corpo de Bombeiro pede a concentração em doações de itens ainda em falta, como colchões, kits dormitório (travesseiros, lençóis, fronhas e cobertores), kits de higiene pessoal e materiais de limpeza.
Até o momento, 28 bombeiros goianos foram enviados ao Rio Grande do Sul e fizeram 252 atendimentos, sendo 22 de salvamentos aéreos e 230 de resgates de pessoas e animais ilhados.
Enchentes no RS
O balanço da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira (17) aponta que o número de mortes subiu para 154 devido os desastres climáticos registrados no Rio Grande do Sul.
O número de desaparecidos é de 98 e o de feridos, 806. Ao todo, 2.281.830 pessoas já foram afetadas pelas enchentes. Além disso, há 78.165 pessoas desabrigadas e 540.192 desalojadas. Os resgatados somam 82.666.