O Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 e, assim, o torneio será realizado pela primeira vez em solo sul-americano.
A eleição brasileira foi realizada nesta sexta-feira (17), no Congresso da Fifa, em Bangkok, na Tailândia. O Brasil superou a candidatura europeia, formada por Holanda, Alemanha e Bélgica, por 119 votos a 78.
A candidatura do Brasil chegou ao Congresso com um leve favoritismo, pois obteve uma avaliação superior no relatório da Fifa após a inspeção dos países concorrentes.
A experiência e a infraestrutura deixadas pela Copa do Mundo de 2014 (masculina) foram pontos positivos para o Brasil. O país promoveu sua candidatura como “uma escolha natural”, slogan que destaca o histórico de grandes eventos, a paixão pelo futebol e as belezas naturais.
Esta vitória é um triunfo político da CBF, com o apoio da Conmebol. Para a Fifa, as garantias fornecidas pelo governo federal foram cruciais. Na análise da Fifa, usada como referência pelos eleitores, a candidatura tripla europeia apresentou falhas consideráveis, incluindo riscos legais e compromissos governamentais insuficientes.
A candidatura brasileira foi fortalecida ainda pelas desistências de outros concorrentes ao longo do processo eleitoral. A mais recente foi dos Estados Unidos e México, que já estão programados para sediar a Copa do Mundo masculina em 2026. Anteriormente, a África do Sul também abandonou a disputa.
Copa do Mundo Feminina 2027
Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os outros nove países da Comenbol devem disputar as outras três vagas.
O torneio de 2027 contará novamente com 32 seleções participantes, como aconteceu em 2023, que teve a Espanha como vencedora.
- Copa do Brasil 2024: Datas, horários e onde assistir os jogos da 3ª fase
A previsão é que o início da competição seja no dia 24 de junho e final em 25 de julho.
A candidatura brasileira envolve dez cidades-sede, com abertura e final no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os outros estados que devem receber os jogos são:
- Porto Alegre – Beira-Rio
- São Paulo – Arena Corinthians
- Belo Horizonte – Mineirão
- Salvador – Fonte Nova
- Recife – Arena Pernambuco
- Fortaleza – Arena Castelão
- Manaus – Arena Amazonas
- Cuiabá – Arena Pantanal
- Brasília – Mané Garrincha