Uma menina de 5 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento de Formosa, no Entorno do Distrito Federal (DF), após ser picada por um escorpião.
A criança era moradora do DF e foi levada para unidade de saúde pelos familiares nesta quarta-feira (15).
De acordo com o secretário de Saúde de Formosa, Breno Miranda, familiares relataram que a menina foi picada pelo escorpião ao pisar nele enquanto entrava em casa.
Posteriormente, ela foi levada para a UPA, onde recebeu o soro antiescorpiônico, mas ela não resistiu e morreu durante a madrugada.
O corpo da menina foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames a fim de descobrir a causa da morte. Posteriormente, será liberado para velório e enterro.
Picada de escorpião
Em caso de picada de, é essencial agir rapidamente para minimizar os efeitos, em especial o atendimento médico. Se for seguro, capture o animal (vivo ou morto) e leve-o junto para identificação, o que pode ajudar os médicos a decidir o tratamento adequado.
Outra medida é lavar o local com água e sabão para reduzir o risco de infecção. Evitar o uso de álcool ou outras substâncias que possam irritar a pele.
A recomendação é não fazer torniquete, cortes ou sugar o veneno, pois essas práticas podem piorar a situação.
Os sintomas de picada de escorpião incluem dor intensa, inchaço, vermelhidão, formigamento, dormência, sudorese, náuseas e vômitos, alterações na pressão arterial, agitação ou convulsões.