Em maio de 2012 a Lei Federal 12.625/2012 institui o dia 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. Neste data, vale citar diversos pontos turísticos em Goiás que são destaques mundialmente.
O estado que fica no coração do Cerrado brasileiro possui uma quantidade infindável de cachoeiras, cânions, serras, lagos e rios.
Confira lugares turísticos em Goiás
Em questão de aventura, uma das cidades do Brasil que possui as melhores condições para a prática de turismo de aventura, com destaque para a prática de rapel, trekking e hiking, é a cidade de Mineiros. Além disso, o destino é bastante procurado por ser uma das entradas do Parque Nacional das Emas.
Outro local que é possível explorar uma cultura completa, é a cidade de Cavalcante, pois nesse município abriga o sítio histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, sendo a maior comunidade quilombola do Brasil.
No mesmo destino de Cavalcante e a 510 km de Goiânia, esta cerca de 70% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que abriga um espetáculo de cachoeira além de ser um ponto para atividades de aventura e ecoturismo.
Conhecida como a cidade das águas quentes, Caldas Novas se tornou mundialmente conhecida por ser o maior manancial hidrotermal do planeta. A cidade que se desenvolveu com uma extensa rede hoteleira é visitada por milhões de turistas todos os anos, até mesmo por brasileiros e estrangeiros.
O famoso lugar de pesca e que em temporada reúne milhares de pessoas, é o Rio Araguaia, que pode ser visitado na cidade de Aruanã, que é considerado um dos cartões-postais do estado e abriga o mais bonito pôr-do-sol.
Por fim, Pirenópolis, mais conhecido como “Piri”. O principal destaque turístico dessa cidade é ter sido tombada em 1989 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAn) com conjunto artístico, arquitetônico, histórico e paisagístico.
Dia Nacional do Turismo
O Dia Nacional do Turismo marca a importância do setor para o desenvolvimento cultura e econômico do Brasil. Segundo a ONU Turismo, somente em 2023 turistas de outros países fomentaram a economia brasileira com um total de R$ 34,5 bilhões, valor nunca alcançado antes.
Na América do Sul, o Brasil é o único país na lista dos 20 que mais cresceram nesse aspecto. Já nas Américas, o país está em segundo lugar só perdendo para o México, que está em 10° lugar no ranking mundial.
O dia do turismo não apenas celebra as belezas naturais e culturais do Brasil, mas também serve como lembrete da importância de um desenvolvimento turístico sustentável.