O Brasil inteiro tem se mobilizado para fazer doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram afetadas pelo temporal.
Em Goiânia, capital do estado, há alguns pontos de coleta de doações, além disso, haverá também um drive-thru para entrega.
Os itens mais necessários no momento são alimentos não perecíveis, colchões, água potável, roupas de cama, toalhas de banho, cobertores, material de higiene pessoal e limpeza, leite em pó, rações para animais, cestas básicas, absorventes, roupas íntimas, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, calçados, e mais.
Onde fazer doações em Goiás para o Rio Grande do Sul
Goiás de Mãos Estendidas
Através da Campanha “Goiás Mãos Estendidas”, o Governo, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão arrecadando colchões, cobertores, lençol, travesseiro, fronha e mosqueteiro.
Segundo os bombeiros, itens como alimentos, roupas, produtos de limpeza e outros materiais também podem ser doados, mas não são prioridade neste momento.
As doações podem ser feitas em qualquer quartel da corporação e devem estar embalados. Acesso os endereços dos quartéis e horário de atendimento.
Sindilojas-GO
O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) está recebendo doações de roupas, calçados, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal.
As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no sede, que fica localizada na Rua 90, nº 320, Setor Sul.
Acieg e Ficomex
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) estão promovendo a campanha “100 mil goianos pelo Rio Grande do Sul”.
O objetivo é arrecadar cobertores, agasalhos, roupas íntimas (infantis e adultas), meias e calçados. Para isso, foi montado um drive-thru para facilitar a entrega dos donativos.
Para contribuir com doação em dinheiro, a associação disponibilizou uma chave PIX para transferência: CNPJ 01.615.301/0001-92. É preciso escrever “Doação RS”.
Aeroporto de Goiânia
O Aeroporto de Goiânia, no Setor Santa Genoveva, também esta recebendo doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. Para isso, basta acessar o posto de coleta no terminal de passageiros. O horário de atendimento é 24 horas.
Cufa Goiás
A Central Única das Favelas (Cufa) está arrecadando colchões, cobertores, mantas, cobertas térmicas, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza para doar às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser feitas na sede da Cufa, na Av. Antônio Fidelis, Qd. 107, Lt. 7, no Parque Amazônia, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além disso, também é possível fazer doações em dinheiro, através da chave PIX: [email protected].
Governo do Rio Grande do Sul
O Governo do Rio Grande do Sul está recebendo doações para apoio humanitário às vítimas e para reconstrução da infraestrutura das cidades. Os valores podem ser enviados para o PIX CNPJ: 92.958.800/0001-38, conta SOS Rio Grande do Sul, banco Banrisul.
Estácio de Goiás
O Centro Universitário Estácio de Goiás está com uma campanha de arrecadação de donativos em solidariedade às vítimas das recentes chuvas no Rio Grande do Sul.
Dentre os itens solicitados estão água, produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, desodorante e absorventes, além de roupas para todos os públicos, agasalhos, cobertores, toalhas, sapatos e alimentos não perecíveis, como feijão, arroz, macarrão, leite e cafeteria. A campanha também inclui arrecadação de ração para animais, assistência a cães e gatos.
Os itens podem ser entregues na coordenação do Centro Universitário Estácio de Goiás, localizado no Shopping Estação Goiânia, na Av. Goiás, Nº 2151, Setor Central.
Hugol
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) se tornou ponto de coleta para doações destinadas ao Rio Grande do Sul.
Estão sendo arrecadados cobertores (novos ou em boas condições), água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (como sabonete, absorvente, escova e creme dental) e ração para cães e gatos. As doações poderão ser feitas em qualquer horário do dia ou da noite, já que a unidade funciona 24 horas.