O inverno inicia em 21 de junho de 2024 e os goianos devem ficar atentos na previsão. Antes das temperaturas caírem, a segunda de maio será de queda de umidade e temperaturas que podem chegar a 33°C em Goiânia.
Conforme o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, os prognósticos indicam que o fenômeno do El Niño deve entrar em neutralidade já em maio.
Inverno de 2024
Amorim destaca que teremos um inverno um pouco mais crítico, com estiagem devido as irregularidades nas chuvas no clico 23/24. Sendo assim, a tendência é de temperaturas médias acima do normal e não há perspectiva de chuva pelo menos entre os meses de junho a outubro.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Glauco Freitas, caso as previsões se confirmarem, a tendência é de um inverno mais frio do que no ano passado, porém ele destaca que o frio não deve chegar muito cedo.
Sendo assim, o Inmet destaca que nessa próxima estação a umidade do ar pode chegar a 25% em Goiânia na segunda semana de maio.
O instituto destacou ainda que nessa segunda-feira (6), as Regiões Sul e Sudeste estiveram em situação de perigo potencial por baixa umidade, com indicador variando entre 30% e 20%.
Cuidados redobrados
O Instituto alerta a população sobre os cuidados necessários que deverão ser seguidos durante o período de queda de umidade.
Dentre eles estão ingerir bastante líquido; evitar o desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes dos dia.
Para mais informações e orientações, a Defesa Civil disponibilizou o telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros o telefone 193.