O inverno inicia em 21 de junho de 2024 e os goianos devem ficar atentos na previsão. Antes das temperaturas caírem, a segunda de maio será de queda de umidade e temperaturas que podem chegar a 33°C em Goiânia.
Conforme o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, os prognósticos indicam que o fenômeno do El Niño deve entrar em neutralidade já em maio.
Inverno de 2024
![Inverno de 2024](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2024/05/inverno-de-2024.jpg)
Amorim destaca que teremos um inverno um pouco mais crítico, com estiagem devido as irregularidades nas chuvas no clico 23/24. Sendo assim, a tendência é de temperaturas médias acima do normal e não há perspectiva de chuva pelo menos entre os meses de junho a outubro.
De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Glauco Freitas, caso as previsões se confirmarem, a tendência é de um inverno mais frio do que no ano passado, porém ele destaca que o frio não deve chegar muito cedo.
Sendo assim, o Inmet destaca que nessa próxima estação a umidade do ar pode chegar a 25% em Goiânia na segunda semana de maio.
O instituto destacou ainda que nessa segunda-feira (6), as Regiões Sul e Sudeste estiveram em situação de perigo potencial por baixa umidade, com indicador variando entre 30% e 20%.
Cuidados redobrados
![Inverno](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2024/05/inverno.jpg)
O Instituto alerta a população sobre os cuidados necessários que deverão ser seguidos durante o período de queda de umidade.
Dentre eles estão ingerir bastante líquido; evitar o desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes dos dia.
Para mais informações e orientações, a Defesa Civil disponibilizou o telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros o telefone 193.