O Governo Federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em todo o Brasil. O exame que estava marcado para este domingo (5), até o momento não tem uma nova data.
Conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”, o país tem 2,14 milhões inscritos na prova em 228 municípios.
Adiamento do Enem dos concursos
Conforme a ministra da Gestão e Integração (MGI), Esther Dweck, a suspensão ocorreu devido aos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul, estado que também possui inúmeros inscritos no concurso.
“A conclusão que chegamos é que seria impossível realizar a prova. O governo avaliou que não teria forças federais para a realização do exame e que o adiamento seria a melhor decisão para atendes todos os candidatos”, disse em coletiva de imprensa.
A ministra ainda alegou que o objetivo principal que havia destacado desde o início, era democratizar o acesso e preservar as condições de participação de todos os candidatos em todo o país.
Durante a coletiva, não foi destacado qual será a nova data de realização, mas a ministra relatou que em breve deve ser anunciado e que irão tentar manter as mesmas provas que já estavam sendo distribuídas para os locais que seriam realizadas.
Ao todo, o certame oferta 6.640 vagas, sendo considerado o maior processo seletivo para o serviço púbico da história do país.
Tragédia no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul está enfrentando fortes temporais desde o último sábado (28), no qual já ocasionou diversos estragos em mais de 230 cidades.
Conforme a Defesa Civil, até o momento foram registrados 38 mortes e 74 desaparecimentos, além de mais de 24 mil pessoas que estão desabrigadas.