A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue. Isso porque o estado recebeu uma nova remessa de vacinas, com quase 62 mil doses.
Desta vez, o público-alvo são crianças e adolescentes com idades entre 6 a 16 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2), em coletiva de imprensa.
De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, uma nova avaliação deve ser feita no próximo mês para avaliar uma nova ampliação da faixa etária.
“Inicialmente nós vamos trabalhar com idades de 6 a 16 anos. Mais na frete, no dia 18 de junho, vamos fazer uma nova avaliação para saber o que conseguimos vacinar e verificar se amplia ou se mantém essa faixa etária”, destaca.
Segundo a SES, a nova remessa de doses têm validade até a segunda quinzena de junho. A primeira tinha validade para 30 de abril, entretanto, a secretaria não informou se alguma dose venceu ou se todas foram aplicadas.
Dengue em Goiás
Somente em 2024, Goiás já confirmou mais de 133 mil casos de dengue e 150 mortes pela doença, segundo dados da SES-GO. Além disso, outras 163 mortes mortes suspeitas estão em investigação.
Anápolis segue líder em número de vítimas fatais, chegando a 28 mortes. Em seguida estão as cidades de Luziânia (17), Goiânia (8), Cristalina (8), Valparaíso (7), Águas Lindas de Goiás (7) e Caldas Novas (6).
Flúvia Amorim ressalta que outras doenças causadas pelo Aedes Aegypti também precisam de atenção.
“Já é bem claro para nós a última queda sustentada no número de casos de dengue, a gente vê isso também com chikungunya, que era esperado, sobe, sobe; depois fica no platô, e o próximo passo é a queda. E a gente começa observar esta queda sustentada, mas isso não quer dizer que acabou o problema, porque sobe caso e depois sobe internação e óbito; desce caso e depois diminui internações e óbitos”, ressalta.