O Tocantins é um estado repleto de belezas naturais e recentemente tem chamado a atenção dos turistas não apenas pelo famoso Jalapão, mas também pelas impressionantes Serras Gerais.
Essas duas regiões distintas e remotas têm atraído visitantes de todo o Brasil e do mundo, despertando o interesse de empresas operadoras de turismo em criar pacotes de viagens para um público cada vez maior, ávido por atrativos que combinam beleza, natureza e aventura.
Com o objetivo de mostrar as potencialidades turísticas e empreendedoras do Tocantins, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acompanhou, durante esta semana, um grupo de empresários do sudeste do país em uma visita à região das Serras Gerais.
O roteiro incluiu paradas na Lagoa do Japonês, Complexo Cânion Encantado, Cidade das Pedras, Vale dos Pássaros e Cachoeira dos Pelados.
A iniciativa faz parte do projeto Tocantins + Turismo, uma parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICs), que já capacitou 200 empresários na região das Serras Gerais.
Tocantins vai além do Jalapão, afirmam turistas
Lara Elizabeth Bosnich Pontes, proprietária de agências de viagem em São Paulo, ficou encantada com as belezas naturais do Tocantins. Ela relata que, ao conhecer o Estado, percebeu que o Tocantins vai além do Jalapão.
“As Serras Gerais, o destino que viemos conhecer, me surpreenderam muito com suas lagoas, o cerrado, os frutos, as pessoas que nos atendem e a parceria que o Sebrae estabelece com o destino. É transformador. Faltam palavras para descrever”, afirma.
Bruno Rodrigues, analista do Sebrae, explica que a iniciativa oferece ações de capacitação e consultoria em diversas áreas, incluindo artesanato, gastronomia, hotelaria e marketing digital. O objetivo do projeto é promover, por meio de consultorias, o crescimento ordenado e sustentável do turismo no Estado.
“Nosso foco é melhorar a qualidade dos serviços turísticos oferecidos, fortalecer a competitividade sustentável dos destinos e fazer com que os turistas visitem nosso Estado e tenham vontade de retornar, pois além das belezas naturais, os empreendedores do Tocantins oferecem um serviço de qualidade”, destaca.
Encantos do Jalapão e Serras Gerais
Luiz Henrique Antoniolle e Robledo Teixeira Dias, sócios proprietários da Lagoa do Japonês e do restaurante que opera no local, afirmam que o Sebrae foi fundamental para o sucesso do atrativo. Atualmente, a Lagoa do Japonês é um dos destinos mais cobiçados da região, recebendo até 1.500 visitantes por dia.
“O papel do Sebrae na trajetória da Lagoa do Japonês foi crucial. A Lagoa do Japonês só se tornou realidade graças ao impulso inicial do Sebrae, que identificou seu potencial e nos acompanhou desde o começo, trabalhando conosco até hoje”, completa Antoniolle.
O projeto Tocantins + Turismo beneficiará diretamente 600 empreendedores e mais de mil, indiretamente. As empresas estão presentes em 13 municípios de três regiões turísticas do Tocantins, A expectativa é alcançar não apenas os pequenos negócios, mas também gestores municipais, secretários de turismo e instituições do ecossistema turístico do Tocantins.