Os goianos devem se preparar, pois uma massa de ar quente e seco deve elevar a temperatura no estado neste fim de semana, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Conforme a previsão, o período de maior calor será durante a tarde e, em algumas regiões, a temperatura pode chegar até 36ºC.
De acordo com o boletim, a região norte e oeste serão as mais afetadas pelo calor, como Porangatu, Aruanã e Minaçu. Em Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 32º, com umidade relativa do ar entre 35% e 85%.
Neste sábado (27), a previsão é que o sol predomine em todo o estado, com pouca chance de chuvas, devido a massa de ar seco. No domingo (28), o prognóstico se mantém, com sol predominante e chance baixa de chuva. Nos próximos dias, a previsão é de redução na área com temperaturas mais elevadas.
Confira as cidades de Goiás que podem ser mais afetadas com a alta temperatura
- Porangatu: mínima de 23 °C e máxima de 35 °C
- Itumbiara: mínima de 19 °C e máxima de 33 °C
- Goiânia: mínima de 20 °C e máxima de 32 °C
- Jataí: mínima de 17 °C e máxima de 32 °C
- Rio Verde: mínima de 18 °C e máxima de 32 °C
- Catalão: mínima de 19 °C e máxima de 31 °C
- Luziânia: mínima de 19 °C e máxima de 30 °C
- Anápolis: mínima de 19 °C e máxima de 29 °C
Onda de calor
Devido à variação da área de abrangência das altas temperaturas, bem como do período (dias consecutivos), e das divergências nas previsões de temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não caracteriza a situação como Onda de Calor.
Segundo o Instituto, a nomenclatura de Onda de Calor é utilizada quando a previsão indica que as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos, em determinada área de abrangência.