Apenas quatro políticos de Goiás estiveram presentes em ato de apoio a Bolsonaro neste domingo (21), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O número contrasta com a manifestação anterior, na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, quando 11 políticos de Goiás estiveram presentes.
Desta vez, marcaram presença apenas os políticos filiados ao PL: Senador Wilder Morais, o ex-deputado federal Major Vitor Hugo, o pré-candidato a prefeito de Anápolis Márcio Correa e o deputado federal Gustavo Gayer, único a discursar.
A principal ausência foi a do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que sequer fez postagens sobre o assunto. Caiado pretende ser candidato à Presidência da Republica em 2026, com apoio de Bolsonaro.
Entre os políticos que estiveram presentes no ato do dia 25 de fevereiro, mas ausentes no dia 21 de abril estão: deputados federais Magda Mofatto (PRD), Professor Alcides (PL) e Zacharias Calil (UB), ex-deputado estadual Lissauer Vieira (PL), ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB) e o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL).
Ato de Bolsonaro no Rio de Janeiro
No evento, Jair Bolsonaro exaltou Elon Musk, proprietário da plataforma “X”, antigo Twitter, que tem tido embates com a Justiça Brasileira recentemente. Além disso, voltou a pedir anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023.
Em discurso, Gustavo Gayer, pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, falou sobre o cenário da batalha pela liberdade, afirmando que o mundo está chocado com o que acontece no Brasil, fazendo referência à batalha levantada por Musk a respeito das decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
“O sr. achou que tinha sido escolhido para ser um líder no Brasil, mas Deus o estava escolhendo para ser um dos líderes mundiais. Hj o sr. é visto no mundo inteiro como um guerreiro da liberdade, que não se entrega ou se ajoelha ao sistema”, disse o deputado.
Gayer ainda discursou em inglês, afirmando que Elon Musk estava atento às movimentações brasileiras.
“É uma mensagem para o mundo. Olhem o que está acontecendo no Brasil hoje. O que vocês veem aqui são pessoas que amam a liberdade lutando por democracia. São pessoas que amam a liberdade e não desistem, que não se curvam à ditadura. São pessoas dispostas a dar as suas vidas e que nunca vão desistir. Nós seremos a esperança do mundo”, disse, em inglês.
Durante o ato, Bolsonaro ainda apresentou Márcio Correa ao público, mostrando seu apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Anápolis. Correa deve enfrentar nomes como Antônio Gomide (PT) e Eerizânia Freitas (UB), ex-secretária municipal de Educação, que tem o apoio do governador Ronaldo Caiado.