As internações por dengue em Goiás cresceram mais de 1.400% neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Os registros apontam que de janeiro a abril foram registradas 2.389 internações, contra 153 no mesmo período de 2023, um aumento de mais de 15 vezes.
Em relação as internações diárias, o aumento também é significativo. Neste ano houve, em média, 22 por dia, contra menos de duas no ano passado.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, abril poderá ter o maior número de internações em Goiás, e também de óbitos. Até o momento, 117 mortes pela doença foram registradas neste ano e outras 151 estão sob investigação.
“O mês de abril, historicamente, quando começa a estabilizar a curva de casos, é quando o número de internações aumenta. Vimos isso acontecer nos últimos 10 anos. Abril pode ser sim um mês com maior número de internações e, consequentemente, de desfecho ruim, que é óbito”, disse a superintendente.
Casos de dengue em Goiás
Dados da SES-GO mostram que Goiás já registra 222.106 casos notificados, destes, 109.978 foram confirmados.
Em relação a vacinação, foram aplicadas 93.580 doses do imunizante, o que corresponde a 60,4% do total de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado.
Nesta quinta-feira (18), houve mudança na estratégia de imunização para evitar a perda de doses. Nos municípios, a faixa etária foi ampliada, passando a atender pessoas de 4 a 59 anos, com doses que vencem no próximo dia 30 de abril.
Entretanto, os novos lotes de vacina que chegarem ao estado, serão destinados apenas ao público inicial, ou seja, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
- Entretenimento: Aparecida é Show 2024 tem apresentações de Zé Neto e Cristiano, Gustavo Mioto e mais
Além disso, nesta quinta-feira (18), 94 municípios goianos foram premiados com o Troféu Zé Gotinha do Cerrado por conseguir a imunização do público-alvo. Apenas quatro municípios atingiram 100% do público, sendo Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão. Os outros 90 municípios conseguiram atingir 70% de imunização.