Crianças que fazem hemodiálise comoveram a web ao falarem sobre com enfrentam o tratamento. Nos relato, elas contam as experiências diárias de forma descontraída.
O vídeo foi gravado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (veja o vídeo no final da matéria).
Crianças relatam sobre o tratamento de hemodiálise
Conforme a médica pediatra Juliane Nogueira, que foi a responsável pela publicação do vídeo, afirmou que o momento de descontração foi importante para as crianças e para os profissionais de saúde que lidam com a situação.
“Eu faço hemodiálise e é claro que toda terça eu chego inchada”, disse uma criança sorrindo.
“Eu faço hemodiálise e é claro que eu durmo a sessão toda”, relatou outra criança.
Ela ainda relatou que as crianças podem se sentir mal no decorrer da sessão da hemodiálise e a ideia de fazer a gravação surgiu com o objetivo de ter uma brincadeira para distraí-los.
“As crianças costumam passar mal do meio da sessão para frente. Tive a ideia de fazer a trend para tentar distraí-los e eles entraram na brincadeira”, disse a médica.
A pediatra ainda destacou que as crianças o transmitem força e que elas o lembram que a hemodiálise não é o fim.
Juliane Nogueira ainda explicou que a hemodiálise é um procedimento feito quando o rim não funciona corretamente e que as crianças atendidas apresentaram insuficiência renal por diversas causas.
“Cada uma tem um motivo diferente para fazer o tratamento. Tem muitas crianças que já nasceram com má formação do trato urinário, outras que têm síndrome nefrótica. Mas todas foram evoluindo com a doença renal crônica”, explicou.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram