Com as eleições municipais se aproximando, a atenção se volta para a corrida eleitoral pela Prefeitura de Goiânia. Neste cenário, diversos pré-candidatos emergem como protagonistas, cada um buscando conquistar o apoio dos eleitores e partidos.
Mas afinal, você sabe quem são os principais pré-candidatos que estão no “páreo” para a cadeira na capital goiana?
Dentre os pré-candidatos que devem disputar a Prefeitura de Goiânia, estão parlamentares que já ocupam um cargo político, como os deputados federais Adriana Accorsi (PT) e Gustavo Gayer (PL).
Disputa pela Prefeitura de Goiânia 2024
Até o momento, oito pré-candidatos devem concorrer a cadeira do Paço Municipal, sendo Adriana Accorsi (PT), Fábio Tokarski (PCdoB), Gustavo Gayer (PL), Leonardo Rizzo (Novo), Matheus Ribeiro (PSDB), Vanderlan Cardoso (PSD) e Sandro Mabel (União), além do atual prefeito Rogério Cruz que irá tentar a reeleição.
O ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB), chegou a anunciar que disputaria a prefeitura, mas anunciou a desistência no dia 28 de março.
Com a corrida eleitoral acirrada, o então prefeito Rogério Cruz deixou o Republicanos e se filiou ao Solidariedade, no último sábado (6/4). A filiação ocorreu na sede do Solidariedade que atualmente é presidido no estado pelo secretário de Infraestrutura de Goiânia, Denes Pereira.
Além disso, por trás dos bastidores há especulações de que o prefeito está se reunindo com vereadores da base e da cúpula dele, como o secretário de governo da Prefeitura, Jovair Arantes e o chefe de gabinete, José Firmino.
Quem são os pré-candidatos para a Prefeitura de Goiânia
Adriana Accorsi
Adriana Accorsi atuou na década de 1990 nas atividades políticas da juventude petista, inclusive como presidente da juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), afastando do cargo após passar em um concurso para delegada estadual em 2000. Já em 2014, Adriana candidatou-se ao cargo de Deputada estadual pelo PT, tendo sido a primeira candidata petista a ser eleita para o cargo com quase 44 mil votos. Atualmente faz parte do quadro de deputados federais que é composto por 513 parlamentares.
Gustavo Gayer
Gustavo Gayer foi o deputado federal mais bem votado em Goiás em 2022 e é conhecido como um parlamentar bolsonarista devido à sua forte relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar ficou mais evidente em 2020 durante a campanha eleitoral. Além disso, ele enfrenta pedidos de cassação e possível prisão devido a declarações associadas a existência de ditaduras na África e de ser acusado de injúria contra o presidente Lula.
Fábio Tokarski
Fábio Tokarski foi vereador em Goiânia por três mandados e deputado estadual por um mandado. Ele ainda foi secretário de Obras da Prefeitura de Goiânia, durante a gestão do prefeito Darci Accorsi; presidente do Instituto Goiano de Administração durante a gestão do governador Iris Resende. Além disso, Fábio ainda foi assessor especial do Ministério da Fazenda, no segundo governo Lula.
Leonardo Rizzo
Leonardo Rizzo é empresário da Rizzo Imobiliária e lidera o seu negócio há 46 anos. O pré-candidato que já disputou uma cadeira no Senado em 2022, afirma que o seu o partido (Novo), quer estrear o nome nas urnas e destacar o seu alinhamento com a direita, independente da legenda.
Matheus Ribeiro
O jornalista Matheus Ribeiro, ex-âncora da Globo, já vem caminhando para o cenário político nos últimos anos. Em 2022, ele tentou uma vaga como deputado federal pelo PSDB-GO, mas não conseguiu se eleger. Ele destaca abraçar a oportunidade para ser o prefeito mais jovem da história da cidade para construir uma cidade melhor.
Vanderlan Cardoso
Vanderlan Cardoso, se candidatou à prefeitura de Senador Canedo em 2004 e foi eleito com mais de 57% dos votos válidos, sendo reeleito em 2008 com 80% dos votos. Em 2014, chegou a disputar o Governo de Goiás e ficou em terceiro lugar. Já em 2016 se candidatou à Prefeitura de Goiânia, porém foi derrotado por Iris Rezende. Em 2018, foi eleito senador por Goiás com 1.729.637 votos.
Sandro Mabel
Sandro Mabel é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e a partir de 1991 entrou de vez na política, quando foi eleito deputado estadual na gestão do governador Iris Rezende. Em 1995, foi eleito deputado federal e renovou seu mandato quatro vezes. Ele ainda pode ganhar destaque durante a corrida eleitoral, por ser o candidato que será apoiado pelo governador Ronaldo Caiado.
Rogério Cruz
Por sua vez, o prefeito Rogério Cruz foi eleito vereador em Goiânia em 2012 a 2016 sendo reeleito por dois mandatos consecutivos, sendo o 3° mais votado com 7.774 votos. Já em 2020, foi eleito vice-prefeito de Goiânia ao lado de Maguito Vilela, que no entanto contraiu covid-19 e morreu em janeiro de 2021, época em que Cruz assumiu como prefeito.