A Polícia Militar (PM) trocou o comando do Batalhão de Polícia Militar de Divisas (COD), após a suspeita de que policiais do COD tenham simulado um confronto com dois mortos.
Na ocasião, o “confronto” aconteceu na última segunda-feira (1/4), no Setor Jaó, em Goiânia.
Entenda o caso do possível confronto no Jaó

Um policial militar foi filando atirando contra um carro e tirando uma arma de dentro de uma sacola durante uma abordagem. Com base o relato dos policiais no Boletim de Ocorrência, dois homens suspeitos de extorsão, tentativa de sequestro e roubo morreram durante o suposto confronto.
Devido ao caso, a Polícia Militar afirmou que abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do ocorrido e que afastou os policias militares envolvidos na ocorrência.
Na filmagem, mostra um carro e dois homens, um dentro e outro fora do veículo gravando a abordagem e que logo na sequência o aparelho cai no chão, um policial pede para o motorista colocar a mão na cabeça e que em seguida realiza alguns disparos contra o carro.
Logo após os disparos, um policial sai da imagem do vídeo e volta com uma sacola nas mão, tira uma arma de dentro da sacola e coloca dentro do veículo. A filmagem acaba após o agente perceber o celular no chão e pegá-lo.
O vídeo foi divulgado nas redes sociais pela família de uma das vítimas e o advogado da família alegou que a filmagem mostra que os policiais chegaram atirando e mataram as vítimas por “covardia” e que plantaram uma arma no carro para simular um confronto. A defesa ainda informou que uma das vítimas é um homem de 36 anos e que após os disparo, ele foi retirado do carro e ainda levou dois tiros de fuzil no umbigo.
Possível confronto

Por sua vez, os policiais do Comando de Operações de Divisas (COD) relatam que receberam informações de três homens que teriam fingido ser policiais e invadido uma fazenda para tentar sequestrar um rapaz e cobrar uma dívida, que após não conseguirem, o trio teria extorquido e ameaçado os moradores de morte.
No relato da ocorrência, os três ainda teriam invadido a casa do homem que devia para eles e roubaram vários eletrodomésticos. Com a identificação do carro utilizado pelo trio, os policias teriam iniciado uma busca pelo veículo e localizado os suspeitos.
Além disso, os policiais alegaram que ao abordarem o veículo eles foram recebidos com diversos disparos de arma de fogo e que para se defenderem teriam revidado.
Após a repercussão do caso, a Polícia Militar decidiu trocar o comando do Batalhão de Polícia Militar de Divisas (COD).
No lugar do tenente-coronel Edson Luís Souza de Melo, mais conhecido como Edson Raiado, foi nomeado o major Hugo Jorge 43ª Companhia Independente de Polícia Militar.
- Brasileirão 2024: Veja a tabela, datas, horários e onde assistir aos jogos