A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (4), a Operação Subitis Fictus no estado do Tocantins. O objetivo da operação é desarticular uma associação criminosa envolvida em diversos crimes, especialmente fraudes no auxílio emergencial concedido pela Caixa Econômica Federal.
Foram cumpridos ao menos cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Palmas, além de cinco mandados de intimação emitidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins.
Supostas fraudes no auxílio emergencial
A investigação teve início em 2023, a partir da análise de materiais apreendidos durante um inquérito policial relacionado a fraudes no auxílio emergencial.
Essa análise permitiu a identificação de outros envolvidos na falsificação de carteiras de identidade e uso desses documentos falsos para realizar saques fraudulentos na Caixa Econômica Federal.
Os fatos investigados indicam a prática dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos e estelionato majorado. Caso condenados, os envolvidos podem enfrentar penas de até 14 anos de prisão.
O nome da operação, batizada de Subitis Fictus, traduzida para “Emergência Falsa”, faz referência à utilização de documentos falsos para obter fraudulentamente o auxílio emergencial.