Turistas irão começar a pagar a Taxa de Conservação Ambiental (TCA) para visitar a cidade de Ato Paraíso de Goiás. Na região, também fica localizada a Chapada dos Veadeiros, a cidade que abriga o Parque Nacional, que foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001.
De acordo com o prefeito Marcus Adilson Rinco, a taxa surgiu após uma nova lei, a complementar, em dezembro de 2023.
Nova taxa para turistas do Alto Paraíso de Goiás
A taxa ambiental é cobrada no valor de R$ 20 por visitante que terá direito a estadia, em Alto Paraíso de Goiás no período de sete dias. Caso ultrapasse, a taxa será cobrada novamente.
Para pagar o valor, os visitantes devem acessar o site e realizar o pagamento antecipado. Após o pagamento será gerado um QR code e este código deverá ser apresentado nas portarias instaladas na entrada da Vila de São Jorge e atrativos. Além disso, o pagamento da taxa também deverá ser apresentado em hotéis e pousadas.
A medida tem como objetivo diminuir os impactos ambientais, pois o propósito da taxa é potencializar o crescimento local sustentável que valoriza a preservação ambiental e o bem-estar dos moradores e turistas.
Os grupos que estão isentos da taxa são os idosos com mais de 60 anos e menores de 12 anos, desde que preencham os dados no site para a emissão da liberação; pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida; pesquisadores e participantes de programas sociais que fazem parte de ensino e projetos sociais sem fins lucrativos relacionados aos interesses da cidade, desde que comprovem o vínculo com uma instituição competente; prestadores de serviços que comprovem vínculo contratual com algum tomador de serviços no munícipio; fornecedores de bens que realizam entregas de mercadorias nos comércios dos municípios.
Além disso, também não será cobrado para os residentes locais que moram na região de Alto Paraíso de Goiás, São João D´Aliança, Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre, Nova Roma e Campos Belos.
Taxa de Conservação Ambiental
Conforme a prefeitura da cidade, a Taxa de Conservação Ambiental é uma contribuição cobrada pelo município de Alto Paraíso de Goiás para financiar a proteção de conservação do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade, a Chapada dos Veadeiros.
A taxa também é gerada pela necessidade de controle e fiscalização municipal, especialmente devido ao aumento de pessoas e veículos durante as temporadas, ocasionado danos ambientais.