A Superintendência da Polícia Federal no Tocantins deu início a uma programa especial em comemoração aos 80 anos da instituição no Brasil.
A partir desta quarta-feira (27), até sábado (30), o público terá a oportunidade de visitar uma exposição no shopping Capim Dourado e conferir de perto os equipamentos e veículos utilizados pela corporação.
A exposição fotográfica conta com 12 painéis contendo 24 fotografias que representam as diversas atividades desempenhadas pela Polícia Federal no exercício de suas funções constitucionais.
O aniversário de 80 anos da Polícia Federal marca um importante processo de transformação institucional, cujo objetivo é fortalecer a confiança da população, ampliando os mecanismos de transparência e participação social.
De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Reginaldo Gallan Batista, a corporação completa 80 anos com foco no trabalho de excelência e no reconhecimento da população.
“Hoje, apresentamos uma pequena amostra desse trabalho, aberta a toda a população, para que possam conhecer e ver de perto os veículos e equipamentos utilizados”, destacou.
Polícia Federal celebra 80 anos
Além de celebrar o aniversário, essa data representa um marco no processo de transformação pelo qual a corporação tem passado nos últimos meses, com a criação de novas diretorias e o fortalecimento de atuações em diversas frentes, como combate a crimes ambientais, crimes cibernéticos, cooperação internacional e aprimoramento das ações de formação e capacitação.
Esse processo de transformação também inclui a abordagem de temas cruciais para a sociedade atual nos cursos de formação, como sensibilidade à identidade de gênero e promoção da diversidade, destacando o compromisso contínuo com a inovação e aprimoramento das práticas policiais, com foco em eficiência, humanização e valorização dos servidores.
Exposição
Dentre os itens da exposição, destaca-se um automóvel apreendido, avaliado em R$ 700 mil, com autorização judicial de utilização provisória pela Polícia Federal, conforme decisão da 4ª vara da justiça federal.
O veículo foi apreendido durante a operação Mídias do Cerrado, em um inquérito policial que investigou uma possível organização criminosa envolvida em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, entre outros.
A partir de agora, a Polícia Federal utilizará o veículo em exposições e outras ações educativas, com o objetivo de reforçar a confiança da sociedade nas instituições e promover a segurança pública. Essa iniciativa visa desencorajar a prática de ilícitos e fortalecer a prevenção ao crime.